O Cristo caminhou entre o povo. Entre aqueles que, por vezes, não enxergamos. A procissão com o Santíssimo Sacramento encerrou neste domingo, a 52ª Semana Eucarística na Matriz da Boa Vista, centro do Recife. O ato de fé reuniu centenas de pessoas que à luz de velas, entoando cânticos religiosos e rezando percorreram algumas ruas do bairro. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, acompanhou a caminhada ao lado do Santíssimo em contínua adoração.

Uma data e muitos significados. O dia 20 de novembro reuniu importantes acontecimentos, que foram lembrados por dom Fernando na homilia da Concelebração Eucarística, que contou com a participação do pároco do Santíssimo Sacramento, padre Cícero Ferreira e do padre Sílvio Milanez. A primeira delas, a Solenidade de Cristo Rei que encerrou o Ano Litúrgico da Igreja Católica e também a Semana Eucarística realizada há 52 anos pela arquidiocese. A Igreja do Brasil celebrou o Dia do Cristão Leigo ressaltando a importância do Povo de Deus na evangelização. O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

O arcebispo destacou a necessidade de uma Igreja preocupada com os excluídos pela sociedade. “Nossa fé não pode ser superficial. Ela deve ser concretizada em gestos e ações.” Dom Fernando leu um trecho do capítulo 2 do Documento de Aparecida intitulado ‘Olhar dos discípulos e missionários sobre a realidade’. “As realidades apresentadas no documento são comuns ao nosso país e à América Latina de uma forma geral. Como cristãos não podemos nos acomodar, mas agir para transformar essa situação. Foi por todos estes que Jesus deu a Sua vida”, disse o religioso.

Após a missa, os fiéis seguiram em procissão e ao retornarem à igreja receberam a bênção Solene do Santíssimo Sacramento.




Da Assessoria de Comunicação AOR