Começa nesta quinta-feira, dia 1º, com a Procissão da Bandeira, às 18h, as festividades em honra a São Lourenço. Novena, missas e shows serão realizados até o próximo dia 10, na única paróquia dedicada ao santo na Arquidiocese de Olinda e Recife, na cidade de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana. A cada dia a comunidade terá a oportunidade de celebrar com um sacerdote diferente. Dom Fernando Saburido presidirá a Missa Solene de Encerramento a partir das 19h.
Este ano, os fieis serão convidados a refletir o tema “São Lourenço Mártir da Fé”, mas também a exercitar a solidariedade e o amor ao próximo. Dentro da programação será realizado um mutirão de saúde, em frente à Igreja Matriz. No dia 5, Dia Nacional da Saúde serão disponibilizados serviços de coleta de sangue, aferição de pressão e de glicose, atendimento clínico geral como também vacinação. Haverá ainda palestras educativas sobre diversos tipos de doenças como tuberculose e hanseníase, além de orientações sobre higiene bucal às crianças. As atividades começam a partir das 8h.
Confira a programação completa da Festa de São Lourenço Mártir 2013
São Lourenço Mártir – No dia 10 de agosto, a Igreja festeja a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.
São Lourenço era responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados. Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… Todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.
Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou – no Espírito Santo – força para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”.
Da Assessoria de Comunicação AOR