Comunicação Social – Pascom

Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação Social e seus desdobramentos

A comunicação na Igreja é denominada de Pastoral da Comunicação – Pascom. Estrutura-se a partir “dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vivenciadas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja” (DC. n. 244). Assim, “as ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois, a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação” DC n. 247). Portanto, a Igreja entende que quando atribuímos à comunicação sentido Pastoral, ela se coloca na trilha da evangelização, num processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional.

Trata-se de uma perspectiva que assume a comunicação para além dos meios e dos aparatos de informação, com os meios de comunicação tradicionais- imprensa, rádio e televisão, e a comunicação digital, com a web e as mídias digitais.  Privilegia as relações sociais e as pessoas como agentes fundantes da comunicação.

DC

Organização da Pascom na Igreja do Brasil

O universo de atuação da Pascom se dá no âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial/comunitário, sem que ambos estejam hierarquizados do ponto de vista de trocas. Confira o Diretório de Comunicação da CNBB n. 259.

DC fig1

Pascom em âmbito diocesano

No âmbito diocesano, a Pascom tem seu referencial de ação no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que caracteriza o trabalho comunicativo de forma integrante e coesa. A Comissão conta com um presidente, um coordenador, que articulam a comunicação em sintonia com os coordenadores dos oito vicariatos, constituídos por 125 paróquias e suas comunidades e outras pessoas comprometidas com a comunicação, como as assessoras de imprensa da arquidiocese.

DC fig2

Estratégias

A Comissão Arquidiocesana da Pastoral para a Comunicação – Pascom desenvolve áreas distintas de ação:

DC fig3

1. Articulação, formação, produção e espiritualidade – eixos da Pascom conforme o Diretório de Comunicação  n. 249 – para que os agentes  realizem um trabalho  qualificado e com  sentido pastoral;

2. Assessoria de Imprensa voltada para divulgação e cobertura jornalística das ações evangelizadoras da Arquidiocese de Olinda e Recife;

3. Atendimento às demandas dos veículos de comunicação sobre ações, posicionamentos e atividades pastorais e sociais da Arquidiocese;

4. Produção, administração e monitoramento de conteúdos sobre a Arquidiocese de Olinda e Recife para a publicação no site institucional, nas midias sociais e Rádio Olinda.

Material para Consulta:

Apresentação do Diretório de Comunicação da CNBB