O Papa acolheu na manhã desta quarta-feira (25) a renúncia de dom Egídio Bisal e nomeou dom Limacedo para a Diocese de Afogados da Ingazeira (PE).

Dom Limacedo permaneceu 5 anos como bispo auxiliar na arquidiocese de Olinda e Recife, ajudando o arcebispo emérito dom Fernando Saburido a cumprir seu pastoreio. Ele será o 5° bispo da diocese de Afogados da Ingazeira(PE)

Natural de Nazaré da Mata, dom Limacedo diz ter ficado feliz por permanecer no seu Estado. A diocese de Afogados da Ingazeira (PE)  tem 67 anos de fundação, 24 paróquias, 42 padres e cerca de 340 mil habitantes.

“Agora é viver esse momento com alegria e com satisfação. Conheço um pouco da história da diocese que é muito viva, muito organizada”.

Dom Limacedo

Emocionado, dom Limacedo que também faz parte da Comissão  Sociotransformadora  da CNBB, diz que sentirá saudades de Recife. “ Vou guardar no coração muitas boas lembranças,momentos de alegria e satisfação. Também recordo de alguns momentos de dificuldades: enfrentamento da Covid 19, as enchentes e também momentos grandiosos como o Congresso Eucarístico Nacional e as visitas às comunidades, como gesto de amor e caridade”

Dom Limacedo  se encontra hoje com os seminaristas da nova diocese  e se dirige ao fiés de Afogados. “ Vocês já superaram tantas coisas, os desafios continuam e outros novos virão, mas podem contar comigo na minha limitação, estou disponível para ajudar, invocando a sabedoria de Deus o Espírito Santo”.

Exif_JPEG_420

A Presidência do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Nordeste 2) enviou, nesta quarta-feira (25), mensagem de saudação a dom Limacêdo Antonio da Silva, nomeado pelo Papa Francisco como quinto bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE). No texto, os bispos também agradecem a dom Egídio Bisol pela doação à Igreja e desejam ao pastor a graça de colher os frutos nesta nova fase da missão.

Confira a íntegra da mensagem:

Mensagem por ocasião da nomeação de dom Limacedo como 5° bispo da diocese de Afogados da Ingazeira (PE)

A CNBB – Regional NE2, une-se à Igreja particular de Afogados da Ingazeira e rende graças a Deus pela nomeação de Dom Limacêdo Antonio da Silva como seu 5º Bispo. Que o Cristo Senhor, “Palavra que se fez carne” seja a fonte de perene inspiração para o ministério pastoral do novo bispo, enquanto ele abraça com amor mais uma etapa de sua missão de pastor do povo de Deus “encarnando-se” em terras sertanejas.

Nós, seus irmãos de ministério, enquanto nos unimos à sua alegria, asseguramos nossa comunhão, fraternidade e solidariedade, alicerçados no espírito de colegialidade e de cooperação que caracteriza a natureza e o serviço de nossa Conferência Episcopal.

Nesta ocasião, não podemos também deixar de agradecer a Deus pelo fecundo pastoreio de Dom Egídio Bisol junto à Diocese de Afogados da Ingazeira, o seu testemunho missionário e a sua presença sempre ativa nos organismos de comunhão e cooperação em nosso Regional NE2. Que o Senhor Deus da vida lhe conceda a graça de colher com alegria os frutos de sua missão e, nesta nova estação de sua existência, confira-lhe a força e a criatividade necessárias para continuar servindo à Igreja com generosidade, dedicação e caridade.

Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm

Bispo de Cajazeiras (PB)