Curiosidade, encantamento e carinho são alguns dos fatores que levaram Ewerton Angelo Santana a escrever um artigo científico sobre a Cruz da Unidade. Ele é seminarista da Arquidiocese de Olinda e Recife/PE e está no 4º ano de Teologia.

O artigo foi escrito como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Mariologia, na Universidade Católica de Pernambuco, tendo como orientador o Pe. Pedro Igor Leite. Ewerton escolheu como título e tema: “Maria junto à cruz de Cristo (Jo 19, 25): uma análise bíblica inspirada na Cruz da Unidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt”.

“Dividido em três partes, o artigo parte de um panorama exegético até chegar ao sentido iconográfico da Cruz da Unidade, na qual se encontra a figura de Maria, a mulher-mãe que esteve de pé junto à cruz. A presença de Maria no Calvário é bastante estudada na mariologia bíblica, porém aqui o objetivo é entender tudo isso através da Cruz da Unidade”, ele explica no resumo.

Cruz da Unidade Original

Ewerton conta o que mais lhe chamou a atenção, nesse ícone, durante seu processo de análise e pesquisa: “A Cruz da Unidade possui um grande significado teológico e mariológico, sendo uma clara representação iconográfica do relato joanino da presença de Maria junto à cruz de Cristo. A mensagem tirada é que Maria, nossa Mãe, Rainha e educadora está junto de todos nós nas nossas cruzes e nas nossas dificuldades, conduzindo-nos sempre ao seu Eterno Filho”.

Para ler o texto na íntegra, clique no link abaixo:

Artigo Científico Completo