Neste final de semana, a Arquidiocese de Olinda e Recife promoveu a segunda Visita Pastoral do ano, contemplando a paróquia São Pio X, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou da visita no sábado (27/05) e o bispo auxiliar, dom Antônio Tourinho Neto, encerrou a visita no domingo (28/05). Ambos foram acolhidos pelo pároco, padre Francisco Sales de Morais e pelos vigários paroquiais, padre Francisco Izaú e Monsenhor André Vital Félix e pelo vigário paroquial do Vicariato Várzea, Monsenhor Paulo Sérgio Monteiro. A paróquia São Pio X é extensa e possui 14 comunidades, contando a matriz. Característica marcante do arcebispado de dom Fernando Saburido, as Visitas Pastorais têm por objetivo aproximar o pastor de seu rebanho, animando a atividade pastoral nas paróquias por meio do conhecimento das dificuldades e sugestão de soluções.

No primeiro dia da Visita Pastoral, o arcebispo metropolitano, o padre Josenildo Tavares, Coordenador das Pastorais da Arquidiocese e a comitiva arquidiocesana foram recebidos calorosamente na igreja matriz São Pio X, no bairro Novo. Os representantes das pastorais e os presbíteros locais saudaram a comitiva e seguiram para o Encontro de Pastoral Paroquial. A paróquia e a congregação dehoniana também estão em festa, porque um de seus vigários, o Mons. André Vital, foi recentemente nomeado bispo da Diocese de Limoeiro do Norte (CE).

No final da manhã, ocorreu o encontro com as Comissões de Pastorais, onde os presidentes das comissões da Arquidiocese estreitaram os contatos com as pastorais locais de Laicato, Comipa, Bíblica, Catequese, Liturgia, Social, Comunicação (Pascom), Juventude e Vida e Família.
Simultaneamente, dom Fernando Saburido seguiu para conhecer as novas e as antigas instalações do Mercado Público de Camaragibe, sendo recebido por comerciantes, paroquianos e clientes. Com o apoio dos comerciantes locais, houve um momento para orações e bênçãos aos boxes. 

À tarde, os responsáveis pelas comunidades Santa Teresinha, Nossa Senhora das Dores, São Judas Tadeu e matriz de São Pio X fizeram breve explanação ao arcebispo e comitiva sobre as realidades comunitárias, repassando informações sobre os grupos de oração, catequese e movimentos existentes em cada capela e comunidade. Caracterizado por um relevo peculiar, dotado de altos morros e encostas, o município de Camaragibe representa um desafio que não intimida o ardor missionário dos padres dehonianos, que estimulam os paroquianos a subirem cada vez mais, buscando evangelizar em cada recanto da cidade. Tal realidade pode ser percebida por dom Fernando, ao visitar o terreno da futura capela da Sagrada Família, no bairro Alto do Céu, e abençoar o local. Ao chegar, dom Fernando deparou-se com uma demonstração de carinho das crianças, cantando, mesmo sob a forte chuva que caía no local.

Depois, o arcebispo conheceu ainda a capela de Nossa Senhora de Fátima e foi interpelado pelos membros locais do Movimento Encontro de Irmãos e pelas crianças da Catequese, que fizeram perguntas sobre o seu pastoreio. O primeiro dia da Visita Pastoral foi finalizado com a Celebração Eucarística na capela de Santa Rita de Cássia, no bairro Timbi, presidida por dom Fernando. A capela estava lotada de fiéis devotos no encerramento da festa da Santa Padroeira. Conforme destacou o arcebispo, o papa Francisco nos pede cada vez mais, uma igreja em saída, que vá ao encontro do povo de Deus. Aqui nesta paróquia vemos esta resposta em forma de ações de evangelização, especialmente junto aos mais pobres. “A nossa presença é palavra de Deus”.

 

No domingo, 28/05, quando foi celebrada a Ascensão do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações, dom Antônio Tourinho Neto assumiu o segundo dia da Visita Pastoral à paróquia São Pio X. O vigário paroquial padre Francisco Izaú e os paroquianos acolheram o bispo auxiliar na capela Santa Ana, no bairro de mesmo nome. Ainda nesta capela, dom Antônio Tourinho saudou a assembleia e teve contato com os representantes de quatro comunidades: Santa Clara, Santa Luzia, São Sebastião e Santa Ana. Na despedida da capela, Dom Antônio Tourinho Neto exortou os paroquianos: “Não percam tempo e partam para evangelizar, pois o demônio atinge os mais jovens e a família”.

No bairro do Timbi, a comitiva arquidiocesana visitou o comércio local e a Casa do Idoso Paz e Amor, que mantém quinze idosos moradores. Mostrando um momento de interação entre gerações, aconteceu no abrigo de idosos uma apresentação de balé, com duas bailarinas da paróquia São Pio X. O pároco Francisco de Sales conduziu o bispo auxiliar e comitiva ao terreno da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Celeiro das Futuras Alegrias, para ministrar uma bênção. Em seguida, dom Antônio Tourinho visitou os pacientes do hospital Dr. Aristeu Chaves e ministrou a Unção dos Enfermos, abençoando pacientes e equipe médica.

 

 

 

 

Ao meio-dia, as monjas do Carmelo de Camaragibe receberam alegremente dom Antônio Tourinho Neto, os presbíteros da paróquia São Pio X e o vigário paroquial do Vicariato Várzea para um almoço no convento.  À tarde, as capelas e as comunidades São Sebastião (bairro Nova estação/Alberto Maia) e São José (bairro dos Estados) acolheram dom Antônio Tourinho e comitiva, recepcionando-os com os cantos dos santos padroeiros e testemunhos de fé e de trabalho pastoral na região.

 

Um dos momentos mais aguardados pela juventude paroquial durante a Visita Pastoral foi o encontro com o bispo auxiliar. Intermediado pelo pároco, padre Francisco Sales, o diálogo teve espaço para perguntas e orientações sobre a conduta dos jovens diante dos apelos de um mundo cada vez mais afastado dos valores de Deus e da família. Segundo dom Antônio Tourinho, o jovem cristão precisa ter fome da palavra de Deus, estudar a Doutrina Social da Igreja, a Bíblia e o Catecismo, para saber argumentar e evangelizar. Para encerrar a Visita Pastoral, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife presidiu a Santa Missa na matriz de São Pio X, concelebrada por monsenhor Paulo Sérgio Monteiro, por monsenhor André Vital Félix, pelos padres Francisco Sales e Francisco Izaú, com o apoio do diácono Adão.

O pároco padre Francisco Sales agradeceu a Dom Antônio Tourinho e a Arquidiocese pela visita e pediu orações pelo clero, em especial pelo monsenhor André Vital. Na ocasião, o pároco anunciou também que na paróquia São Pio X, que tem como padroeiro o Papa da Eucaristia, há celebração da Santa Missa diariamente. “Para transformar as estruturas deste mundo, precisamos nos tornar um templo vivo do Espírito Santo”, concluiu o padre Sales.

(Pascom Arquidiocese)