No último dia da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora à Arquidiocese de Olinda e Recife, foram os fieis do Vicariato Vitória de Santo Antão que se emocionaram com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante 10 horas, jovens de todas as idades celebraram com muita oração e louvor a presença das insígnias dadas pelo Beato João Paulo II.

O dia começou com a celebração da Santa Missa na Paróquia de Santo Antão. Lá a juventude acolheu os símbolos da JMJ. A alegria estava pintada no rosto da multidão que saiu pelas principais ruas da cidade levando a cruz e o ícone. Os objetos foram levados para Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, instituição que oferece atendimento de saúde a mulheres e crianças.

Para uma das coordenadoras do grupo de oração Nossa Senhora do Amparo da Paróquia do Livramento, Paula Rejane dos Santos, 29, estar com os símbolos da JMJ significa a realização de um sonho. “Uma experiência única sentir por meio desses sinais a presença real de Deus no meio de nós, e ainda poder levá-los a tantas pessoas”, afirmou. “Tenho certeza que Vitória de Santo Antão não será a mesma, muitos milagres e conversões aconteceram neste dia”, completou.

Durante o percurso as ruas foram estreitando, o asfalto deu lugar ao chão de terra batida. Em volta, casas simples dividiam espaços com chiqueiros. Humanos e porcos vivem juntos. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegaram a comunidade de Doutor Alvinho, a mais pobre de Vitória. Onde até os direitos mais básicos são “garantidos” por meio do improviso, a fé dos moradores parecia ser a única certeza que eles possuíam.

Em Doutor Alvinho, retrato de um local esquecido pelo poder público, aconteceram os momentos mais emocionantes. Em frente a casa da Comunidade Católica Jesus Misericordioso, uma pausa para pedir a Deus misericórdia pelos moradores da localidade. Enquanto o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Josenildo Tavares conduzia o momento de oração, as crianças iam tímidas tocar na cruz e na imagem de Nossa Senhora. “Nossa passagem aqui é um grito profético e um sim à Igreja que nos convida a olhar e cuidar dos mais pobres”, disse.

Caminhando entre os casebres mais uma parada, dessa vez para atender ao pedido da família de Cícero Cavalcanti, 26. O homem há 11 anos está tetraplégico por causa de um tiro, fez questão de ver a cruz de perto e rezar. “Este é um momento muito importante para toda nossa família. Sentimos realmente a presença de Jesus que nos reanima”, disse emocionada a sobrinha de Cícero, Irani Cavalcanti, 30.

À tarde os símbolos da JMJ chegaram à quadra do Colégio Municipal 3 de Agosto. No local, mais emoção. Fieis se espremiam para tocar a cruz e o ícone. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o vigário episcopal de Vitória, padre Maurício Diniz e demais sacerdotes do município encerraram a visita com uma bênção. Em seguida, cheios de alegria os jovens puderam conferir o show da banda Tribos de Jacó.

Entrega

Na entrada do município de Chã Grande uma multidão em verde e amarelo aguardava a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. À frente, dom Bernardino Marchió, bispo da Diocese de Caruaru, que nos próximos dois dias viveriam as emoções do Bote Fé.

A entrega dos símbolos da JMJ foram feitas pelo presidente da Comissão Arquidiocesana para a Juventude, padre Gimesson Silva e dom Saburido que assinaram o documento de transmissão dos objetos. Para o arcebispo missão cumprida. “Foram quatro dias grandiosos para a nossa arquidiocese. Certamente colheremos muitos frutos. Agora é continuar a preparação rumo a JMJ 2013 no Rio de Janeiro”, disse.

A cruz e o ícone ficam no estado de Pernambuco até o dia 1º de fevereiro.

Da Assessoria de Comunicação AOR