Mostrando que a Arquidiocese de Olinda e Recife está de mãos dadas com uma Igreja em saída, o Vicariato para a Vida Consagrada e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promovem a 1ª Romaria das Vocações, no próximo domingo, 22/04. A concentração acontece a partir das 16h, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela. Os religiosos seguirão em caminhada pela Estrada do Arraial, em direção ao Santuário do Morro da Conceição. Às 18h, uma missa pelas vocações será celebrada na igreja do Santuário do Morro da Conceição. Várias congregações religiosas participarão do evento que tem como objetivo dar visibilidade às vocações, especialmente no ano dedicado ao laicato.  Já estão confirmadas para a romaria a presença das seguintes congregações: Irmãs Franciscanas de Maristela, Irmãs Medianeiras da Paz, Irmãs Sagrada Família, Irmãs Paulinas e Padres e Irmãos Redentoristas. 

A 1ª Romaria das Vocações traz como tema “Escutar, discernir e viver o chamado do Senhor”, baseado na 55ª mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações. O Dia Mundial de Oração pelas Vocações é sempre comemorado no IV domingo de Páscoa e no dia do Bom Pastor. Neste ano, a data será lembrada pelo Vicariato da Vida Consagrada no dia 22/04, com a realização da Romaria. A irmã Ivonete Kuerten destaca que a realização da romaria representa uma oportunidade para as congregações religiosas apresentarem ao povo de Deus os carismas e opções de serviço na vida religiosa. A religiosa lembra também que a alegria em servir a Jesus é fator determinante no processo de escolha vocacional e no acolhimento do chamado para seguir a vida religiosa.

 

De acordo com a irmã Francisca das Vitórias, da congregação das Irmãs da Sagrada Família, o principal objetivo da Romaria é dar visibilidade à vida religiosa e consagrada e falar para o mundo e para os leigos da cultura das vocações. Como testemunhou a irmã Luciene Carlinda dos Santos, da congregação das Medianeiras da Paz, a vida religiosa nasce para responder a uma necessidade pastoral e social. “A vida religiosa é uma resposta concreta de mulheres que felizes doam sua vida para servir a Deus”, resumiu a freira. A irmã Ivonete Kuerten salientou também que a vida religiosa está na região de “fronteiras da evangelização – na escola, nas pastorais sociais, na saúde, na comunicação – citando a iniciativa do padre Tiago Alberione, que ao perceber que o povo de Deus não estava indo até as igrejas, decidiu criar uma nova forma de propagar o Evangelho, fundando uma congregação especializada em comunicar a Boa Nova.

A 1ª Romaria das Vocações é realizada em parceria com a Paulinas Livraria Recife, Cmovic (Comissão para os ministros ordenados e Vida Consagrada da Arquidiocese), CRB e Santuário do Morro da Conceição.

 (Pascom Arquidiocese)