Coordenadores de comissões vicariais, pastorais e movimentos estiveram reunidos na manhã do último sábado (31/03), no Centro Formativo São Francisco, em Paulista, para participarem da segunda reunião de articulação e planejamento promovida pelo Vicariato Olinda. Com o objetivo de sensibilizar as lideranças do Vicariato para a construção de uma Pastoral de Conjunto, o encontro foi marcado pela realização de palestras, debates, trabalhos em grupo e muita animação.

Segundo o vigário episcopal de Olinda, padre Sandro Corazza, é fundamental perceber que o processo de evangelização envolve todos os segmentos da Igreja, em todas as suas dimensões. Nesse sentido, o vigário ressaltou a urgência de organização, planejamento e articulação entre os diversos grupos, movimentos e pastorais que compõem o Vicariato Olinda.

“É preciso caminhar rumo à integração entre as pastorais. Nossos grupos podem trabalhar juntos, conviver mais, estar mais próximos, valorizar a riqueza e a diversidade da Igreja. Evangelizar é uma ação que envolve a todos.”, destacou o vigário episcopal.

Durante o encontro, os participantes foram sensibilizados para a construção de uma agenda com ações em comum, tanto em nível do Vicariato, mas, sobretudo, dentro das diversas paróquias que o compõem. Atualmente, cinco comissões buscam promover a a articulação e integração entre os diversos grupos no Vicariato Olinda: 1) Comissão Vida e Família, 2) Comissão Juventude; 3) Comissão Bíblia e Catequese; 4) Comissão Liturgia; 5) Comissão Ação Missionária.

Entre as questões debatidas durante a reunião, destaque para a formação permanente dos agentes de pastoral, especialmente bíblica e espiritual; a necessidade de envolvimento de toda a comunidade na evangelização, de modo que os grupos percebam que fazem parte de uma realidade maior e não atuem isolados; a construção de uma visão eclesial tendo como modelo as comunidades dos Atos dos Apóstolos, baseada na escuta da Palavra, no convívio fraterno e na partilha; entre outras questões.

O encontro fez parte de um processo mais amplo, que envolve toda a Arquidiocese de Olinda e Recife na construção de um Plano Pastoral Arquidiocesano. A meta, segundo o vigário episcopal de Olinda, é que esse plano seja divulgado em novembro deste ano.

A próxima reunião do Vicariato Olinda entre coordenadores das comissões episcopais, pastorais e movimentos está marcada para o mês de julho.

Fonte: Pascom Vicariato Olinda