Recife prepara-se, mais uma vez, para celebrar a co-padroeira da cidade: Nossa Senhora do Carmo, a Mãe do Carmelo. Em sua 327ª edição, a festa está sendo organizada pela Basílica do Carmo, que já divulgou a programação das missas e procissões.

A festa acontece de 6 a 16 de julho, com destaque para a programação do dia 16, que é o dia oficial da padroeira. Haverá uma série de missas em três locais diferentes – dentro da Basílica do Carmo, no claustro da Basílica e na igreja da Ordem Terceira – além da tradicional missa campal no Pátio do Carmo. Dessa forma, a organização da festa busca atender aos milhares de fiéis que vão até o centro da cidade para festejar Nossa Senhora do Carmo.

A missa campal, ponto alto da festa, será celebrada às 16 horas. Presidida pelo administrador Apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a celebração deve lotar de fiéis o Pátio do Carmo.

E tem novidade: ao final da procissão, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo chegar de volta à Basílica, será conduzida para um outro andor e sairá em carreata até a Igreja do Carmo, em Olinda, para início de sua festa.

Conheça a programação para o dia domingo (16 de julho).

DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO – 2023
327ª
edição da festa – 16 de julho
Solenidade de Nossa Senhora do Carmo – Co-padroeira da cidade de Recife

Missas na Basílica:
00h, 2h, 4, 5, 6, 7, 9h, 10, 12h, 13h e 14h

Missas no claustro da Basílica:
5h30, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 12h30, 13h30, 14h30

Missa solene na Basílica:
10h – Presidente da celebração: Dom Luís Gonzaga Pepeu, bispo emérito de Vitória da Conquista (BA)

Missas na Igreja da Ordem Terceira do Carmo:
6h 10h e 12h

Missa solene campal:
16h – Presidente da celebração: Dom Antônio Fernando Saburido, administrador apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife

Procissão:
Após a missa campal, tradicional procissão com a venerável imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo percorrendo as principais avenidas do centro do Recife.

Carreata:
Ao final da procissão, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo chegar de volta à Basílica, será conduzida para um outro andor e sairá em carreata até a Igreja do Carmo, em Olinda, para início de sua festa.

Mais informações:
@basilicadocarmorecife