A Santa Casa de Misericórdia do Recife administra o Centro Geriátrico Lar Padre Venâncio, abrigo de idosos que é referência para o estado de Pernambuco. Neste sábado (8), as 36 idosas acolhidas no abrigo comemoraram os 95 anos de atividades da instituição, que fica localizada no bairro da Várzea, no Recife.

O administrador apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, é o presidente de honra da Santa Casa e fez questão de participar da festa. “É uma alegria para a Arquidiocese contar com uma Santa Casa de Misericórdia tão ativa, tão preocupada com os necessitados, fazendo esse belo trabalho aqui no Lar Padre Venâncio”, disse. “A cada vez que visito as idosas aqui instaladas, vejo como elas são bem cuidadas e como elas gostam deste ambiente de muito amor”. Não é para menos: o Centro dispõe de uma equipe multiprofissional composta por enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos. Além disso, as idosas participam de atividades lúdicas, incluindo passeios e participações em festas fora do abrigo. A vivência da fé é estimulada com orações e participação nas missas dominicais celebradas na capela do abrigo.

O Centro Geriátrico Lar Padre Venâncio é uma das sete obras sociais da Santa Casa de Misericórdia do Recife, que administra também o Hospital Santo Amaro, o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz e cinco educandários para crianças em vulnerabilidade social. Em todas as unidades, a dedicação dos profissionais gera resultados importantes, imprimindo qualidade de vida aos atendidos.

A comemoração dos 95 anos, na Várzea, foi uma extensão das festas juninas, animando as idosas, familiares e os profissionais do abrigo, ao som de forró, xote, galope e baião. Tudo foi organizado com a colaboração de benfeitores – alguns presentes à festa.  A programação contou com apresentação do Coral do Lafepe, trios de forró e um momento de homenagens aos parceiros que ajudam na manutenção do local.

Segundo a gestora do abrigo, Flávia Pereira, a ajuda de doadores é essencial para o bom funcionamento da unidade, não somente para momentos como este, mas para o dia-a-dia do abrigo. “A excelência de nosso atendimento deve-se não apenas à dedicação dos profissionais, mas à colaboração de doadores”, explicou. “A colaboração pode ser emocional, com a presença, a doação de seu tempo para conversar com as idosas, além de doações materiais como fraldas geriátricas e artigos de higiene pessoal, sempre muito necessários”.

O bem-estar das idosas acolhidas é visível. Apoiada em seu andador, Elaercy Ferreira, de 92 anos, arriscou alguns passos para acompanhar a música. Vaidosa, gosta de poesia e mora há cinco anos no abrigo. “Envelhecer é bom, porque ganhamos experiência e sabedoria, principalmente se estamos rodeadas de amor”, disse. “Que todos os idosos do Brasil sejam bem tratados como nós somos aqui”.

O desejo de Elaercy está longe de ser realizado. A situação de outros abrigos no país é bem diferente dos dias no Centro Geriátrico Lar Padre Venâncio, que foi considerado exemplar pela  Vigilância Sanitária do estado. “Nossa boa avaliação em Pernambuco não é motivo para acomodação”, comentou o superintendente da Santa Casa, Júlio Gil Freire. “Pretendemos expandir os serviços no abrigo, aumentando o número de vagas e implementando atividades que otimizem os resultados com as idosas, dando ainda mais qualidade de vida, com amor, a todas as atendidas na unidade”.

Doações podem ser feitas diretamente no Lar Padre Venâncio, localizado na Av. Afonso Olindense, 1764, no bairro da Várzea, no Recife. Os itens de maior necessidade para as idosas são:  colchas para cama, toalhas, lençóis com e sem elástico, fraldas geriátricas (tamanhos M/G), perfume, hidratante, sabonete líquido, shampoo e condicionador de cabelo, bucha para banho, lápis de cor. Para o abrigo, as necessidades são artigos de limpeza: desinfetante, detergente, sabão em pó e água sanitária. Quem preferir, pode fazer um pix para a chave querodoar@santacasarecife.org

Pascom AOR