No próximo dia 19 de março, fiéis católicos de todo o mundo celebram o glorioso São José, provedor da Sagrada Família de Nazaré, que ganhou o título de Patrono Universal da Igreja. No território da Arquidiocese de Olinda e Recife, o dia será celebrado com maior festa nas igrejas e capelas dedicadas ao santo.  Seis paróquias celebram seu padroeiro: as paróquias de São José em Olinda (Casa Caiada), Abreu e Lima (centro), Recife (centro antigo), Cabo de Santo Agostinho (na Vila Social e no distrito de Juçaral) e Amaraji (centro). Algumas paróquias festejam o santo por um período maior, com trezenas (13 dias), novenas (9 dias) ou tríduos (3 dias).

Escolhido para ser o pai adotivo de Jesus, o homem classificado pelas Sagradas Escrituras de “justo” é um dos santos mais queridos e venerados pelos católicos, tendo recebido alguns títulos ao longo da história da Igreja: O Justo (Em Mateus 1,19 José é descrito como o justo, homem honrado que acolheu Maria a Mãe do Salvador); Último dos Patriarcas (São José faz a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento, assim como João Batista é o Último dos Profetas); Patriarca da Sagrada Família (a festa da Sagrada Família de Nazaré, cujo patriarca é São José, foi criada pelo Papa Leão XIII, em 1872, no primeiro domingo após o Natal do Senhor); Esposo castíssimo de Maria (Maria foi fecundada pelo Espírito Santo e guardou sempre a virgindade, vivendo santamente o matrimônio com José); Patrono da Igreja (Pio IX declarou São José como protetor e defensor da Igreja); Pai nutrício de Jesus – (Por ter feito as vezes do pai de Jesus, adotando-o por livre e espontânea vontade, legalizando-o perante a Lei dos patriarcas e provendo-lhe todas as necessidades materiais); Dispensador de Jesus nascido (conforme cita Orígenes, célebre teólogo e diretor da Escola de Alexandria); Operário, artesão e carpinteiro (conforme as Sagradas Escrituras o descrevem em Mt. 13, 55 e Mc 6, 3. Foi o papa Pio XII que criou a Festa de São José operário em 1º de maio de 1955); Fiel protetor de Jesus e Maria (Pio IX escreveu em 1870 que São José foi aquele “a quem Deus confiou a guarda dos seus tesouros mais preciosos”); Patrono da boa morte (porque São José salvou o Menino Jesus da morte tramada por Herodes e, segundo a Tradição, morreu nos braços de Jesus e Maria).

VEJA A PROGRAMAÇÃO DAS PARÓQUIAS DEDICADAS A SÃO JOSÉ NA ARQUIDIOCESE:

PARÓQUIA SÃO JOSÉ – CASA CAIADA, OLINDA
De 10/03/24 a 18/03/24
18h30 – Reza da Novena e do Terço
19h30 – Santa Missa
Local: Igreja Matriz de São José – Rua Catarina Batista Alencar, 791, Casa Caiada, Olinda-PE
No dia 19/03/24:
7h – Santa Missa
18h30h – Recitação do Terço de São José
19h – Missa Solene de encerramento
20h – Procissão do Andor pelas ruas do Bairro de Casa Caiada
Instagram: @paroquiasaojosecasacaiada