As conversações entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) foram retomadas na manhã desta quinta-feira, 9, na sede do presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah, após o Acordo Fundamental firmado em 2000.

O objetivo das conversações é o de alcançar um acordo internacional global de regulação e promoção da presença e atividades da Igreja Católica nos territórios palestinos, para reforçar as relações especiais entre a Santa Sé e a OLP.

O diálogo foi copresidido pelo subsecretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, Dom Ettore Balestrero, e pelo assessor do presidente para as relações entre cristãos, Ziad Al-Bandak.

As conversações aconteceram em um ambiente cordial e as duas partes concordaram em estabelecer um grupo de trabalho encarregado de elaborar o acordo global antes mencionado.

A delegação da Santa Sé estava composta pelo Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina, Arcebispo Antonio Franco, e pelo Vigário-Geral do Patriarcado Latino em Amman, Bispo Salim Sayegh; pelo subsecretário da Congregação para as Igrejas Orientais, monsenhor Maurizio Malvestiti; pelo Oficial da Secretaria de Estado, monsenhor Alberto Ortega; pelo Conselheiro da Delegação Apostólica em Jerusalém, monsenhor Waldemar Sommertag; pelo Conselheiro legal, monsenhor Ghassan Faramand, e pelo presidente do Tribunal Eclesiástico em Jerusalém, padre Emil Salayta.

A delegação palestina estava composta pelo Membro do Comitê Central, Nabil Shath; pelo Conselheiro do Presidente, Nimer Hamad; pelo embaixador Shawqi Armali; pelo chefe do Fundo Nacional Palestino, Ramzi Khouri; pelo Membro do Conselho Legislativo Palestino, Bernard Sabella, e pelo subchefe do Departamento para as Negociações, Issa Kassissieh.

Fonte: Canção Nova