Artigo: Pe Caetano Pereira

Em muito boa hora, o Santo Padre, o Papa Francisco instituiu em 24 de Julho de 2020, o dia dos avós e dos idosos. O tema em questão é de grande relevância, haja vista, que na provecta idade muitos são esquecidos e até escanteados, inclusive pelos familiares.

Escute o áudio. Compartilhe.

O ser humano,observado numa perspectiva meramente somática, se enquadra naquilo que preconizava Voltaire , quando dizia que  : “O homem morre como nasce : sem cabelos,sem dentes e sem ilusões”.

Sem embargo, é preciso considerar que cada ser humano é único e deve ser contemplado no seu contexto. Por isso, toda pessoa, em sua faixa etária, merece uma atenção de acordo com sua necessidade e anseios.

O ser humano em sua idade avançada precisa mormente da vida afetiva, presente do seu dia a dia. Até porque a afetividade fomenta o bem estar e a vontade de viver : amar e ser amado, querer e ser querido.

A solidariedade é, sem laivo de dúvida, o vetor primário para uma dimensão afetiva sobretudo para com o idoso em suas limitações.

O Santo Padre,em muito boa hora ao instituir o dia do idoso e dos avós,usou de uma forma inteligente para chamar a atenção em favor das pessoas em idade provecta que estão em muitos lares e abrigos. 

Também na vida religiosa não podemos descurar dos sacerdotes religiosos que também sofrem no seu universo afetivo por serem esquecidos, e o universo afetivo é fundamental para o equilíbrio e o gosto pela vida. Vamos cuidar dos nossos idosos!

Padre Caetano Pereira é pós-doutor pela UFPE, Doutor em Direito pela Universidade de Desto, Espanha. É professor universitário há mais de 50 anos, hoje leciona na UNICAP.