O reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Pedro Rubens, recebeu o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, para proferir a Aula Magna que abriu o semestre letivo no campus. Dom Limacêdo acompanhou o arcebispo neste momento, que foi prestigiado por mais de duzentos seminaristas da Arquidiocese. Depois da fala do reitor da Unicap, o arcebispo de Olinda e Recife proferiu a Aula Magna citando documentos do Magistério da Igreja para estabelecer pontes entre a Filosofia e a Teologia. Mostrando toda sua preparação – é doutor em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma – dom Paulo falou sobre interpretação das Sagradas Escrituras, investidas modernistas de negacionismo de Jesus Cristo, formação bíblico-teológica e outros temas. Participam do evento os corpos discente e docente da Unicap.

A Universidade Católica de Pernambuco tem 9 mil alunos de graduação e 1.500 em pesquisa e extensão. Destes, 317 cursam Filosofia e Teologia. São seminaristas e religiosos de 11 dioceses do Regional NE2 da CNBB e de 15 congregações e fraternidades. “É muito bom que os seminaristas, especialmente, estudem Teologia com seriedade, formem-se bem, sejam capazes de compreender as coisas que estão acontecendo no mundo a partir de estudos teológicos e filosóficos que lhes dão critérios para análise e compreensão dos desafios que a vida oferece. A presença qualificadora de padres ou agentes de pastoral bem formados, isso é critério para que a intervenção da Igreja nestas realidades seja mais efetiva, mais eficaz”, comentou o arcebispo.

A mesa de honra para a Aula Magna foi formada por professores e coordenadores dos cursos, além do bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio e do Padre Scott Brodeur, visitador da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, que tem parceria com os cursos de Teologia e Filosofia da Unicap.

Desde 2010, a Unicap foi instigada a receber seminaristas, leigos e leigas na formação de Filosofia e Teologia, numa proposição do papa Bento XVI para a Igreja Católica do mundo inteiro e plenamente acolhida por dom Fernando Saburido e alguns bispos do Regional. “Isso nos deu a possibilidade de aprofundar mais ainda esses estudos de Filosofia e Teologia, fazermos convênios com a Gregoriana, que é o nosso reconhecimento canônico, e também avançar no mestrado, primeiro de Teologia, depois de Filosofia e agora de Direito Canônico”, explicou o reitor da Unicap, padre Pedro.

Uma missa em ação de graças foi celebrada no Santuário de Fátima, em frente ao campus. Presidida por dom Paulo Jackson, a missa foi concelebrada por padres professores da Universidade e pelos reitores do Seminário de Olinda, padre João Bosco Costa Lima e Antônio Diego, além do reitor do santuário, padre Antônio Mota.

Pascom AOR