Há exatamente um ano, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, anunciava o início das obras da Casa do Pão. A bênção no imóvel localizado na área central da capital pernambucana, com a presença de autoridades religiosas e civis, e da imprensa, foi o primeiro passo para erguer o legado do 18º Congresso Eucarístico Nacional. De lá para cá, o canteiro de obras deu lugar ao projeto que vem ajudando a reconstruir vidas.

“Pensando na dura realidade do país, decidimos deixar como legado um serviço que desse aos irmãos mais sofridos um mínimo de bem-estar e dignidade, como alimento, higiene e atenção. O nome ‘Casa do Pão’ reforça o tema do Congresso (Pão em todas as mesas) e remete a Jesus que se dá na Eucaristia”, explicou dom Fernando, naquele 11 de abril de 2022, sete meses antes da inauguração do projeto.

Voluntários contribuem para o funcionamento da Casa do Pão | Foto: Comunicação 18º CEN

A iniciativa da Igreja, encabeçada pelo arcebispo e com apoio da CNBB Nordeste 2, ganhou outros parceiros fundamentais que ajudaram a tornar o sonho realidade. É essa rede que atualmente garante mais de 300 atendimentos diários.

Além das refeições servidas por grupos voluntários, a Casa do Pão oferta serviços jurídicos com apoio da Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE); e de assistência psicossocial para crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, graças à parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife e universidades.

O zelo com a vida espiritual também está entre as prioridades da Casa do Pão, garantindo o cuidado integral de todos e todas que chegam em busca de socorro para recomeçar. No local, os asssistidos contam com a Capela Santa Dulce dos Pobres, um espaço sagrado onde são celebradas missas e realizados atendimentos de confissão, orientação e acompanhamento com padres, diáconos e religiosos.

“Na pandemia, toda essa questão [da fome] potencializou. Pessoas que, por diversas circunstâncias, estão na rua. São seres humanos. Aqui, a gente tenta acolhê-los, resgatá-los e promovê-los para que possam assumir na sociedade o seu papel”, afirmou o diácono e gestor da Casa do Pão, Aerton Carvalho, em entrevista à TV Globo, na última Quarta-feira de Cinzas.

Como ajudar?

Não é preciso estar na Arquidiocese de Olinda e Recife para ser parte da missão da Casa do Pão. Qualquer pessoa pode se tornar uma doador e ajudar a manter esse legado contribuindo pelo PIX (pixcasadopao@aor.org.br).