Começará na próxima semana, a 15ª edição da tradicional festa de Frei Damião de Bozzano. De 24 a 27 e 31 de maio, o Convento São Félix de Cantalice, sob os cuidados da Ordem dos Capuchinhos, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, promoverá missas, procissão, louvores e bençãos. A programação foi divulgada, ontem, em coletiva à Imprensa.

No primeiro dia dos festejos acontecerá uma missa, às 19h, de abertura na Igreja Matriz do Pina e, em seguida, procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento de São Félix. No próximo dia 25, além da realização de missas e de atendimentos às confissões haverá um louvor, às 19h, com a participação do frei Damião da Silva e banda Guerreiros da Fé. No dia 26, às 17h, ocorrerá a missa da vigília de Pentecostes. No dia seguinte (27), está marcado para ser o ponto mais alto da programação, por causa da sessão de encerramento do processo de beatificação e canonização de Frei Damião. A solenidade será presidida pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido. No próximo dia 31, durante à tarde, será a vez da adoração ao Santíssimo Sacramento.
Uma novidade que poderá ser conferida a partir de hoje, é o site www.freidamiao. com.br onde os fiéis terão a oportunidade de ler a biografia, ter acesso às orações, informações sobre voluntariado, entre outras. A edição deste ano homenageará o centenário de Luiz Gonzaga com a participação do cantor Santana, que entoará a “Ave Maria Sertaneja”, no domingo. “Como sempre receberemos caravanas e romeiros de vários lugares. Por isso, nos preocupamos com a organização e logística do evento. Só de ônibus, aguardamos cerca de 350”, pontuou o guardião do convento, frei Abelardo Oliveira.

Para realizar a segurança serão destinados 375 policiais militares da RadioPatrulha, Cavalaria e CIPMoto. “Teremos policiais nas principais vias de acesso ao convento e nas adjacentes. Também haverá policiamento próximo as paradas de ônibus e na orla da praia, já que muitas pessoas do Interior do Estado aproveitam a vinda para conhecer o ponto turístico”, disse o tenente-coronel João Neto. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) disponibilizará uma equipe de plantão com enfermeiras para aferir a pressão e medir a glicose dos visitantes, além de uma unidade do Samu para prestar socorro.

MEMORIAL

Foi apresentado o projeto de construção do Memorial Frei Damião, que será erguido em Caruaru, Agreste do Estado. Nele, constará uma estátua do frei Damião, museu, igreja, convento e abrigo para os romeiros. A pedra fundamental será colocada no próximo semestre. O santuário está orçado em R$ 40 milhões provenientes de doações de fiéis.

Reportagem: Ivson Menezes
Foto: Gabi Albuquerque