O curso de Teologia e o Instituto Humanitas Unicap realizaram, nesta quarta-feira (16), às 17h30, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, o evento Teologia em Diálogo, com o tema “Conjuntura atual da Igreja no Brasil”. O encontro, que é realizado sempre às quartas-feiras, teve como palestrante o presidente Regional da CNBB NE II e bispo da Diocese de Palmares, Dom Genival Saraiva, que abordou pontos significativos da última assembleia da CNBB.

Dom Genival falou para um auditório lotado de professores, alunos e visitantes. Ele situou os presentes sobre a assembleia geral da CNBB deste ano, que comemorou datas jubilares. 60 anos de criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; 50 anos da realização das assembleias gerais e o início da comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, a ser comemorado de 2012 a 2015. Abordou também a apresentação de documentos divulgados pela assembleia, como o tema central sobre discípulos servidores da palavra, na missão da Igreja, e também sobre o ano político e a posição da Igreja, que deve orientar realmente os cidadãos para que exercitem seu voto de forma consciente. “Nesse contexto da seca na região, é preciso ter um cuidado  para que não haja, como de costume, essa instrumentalização por parte dos políticos”, enfatiza o bispo de Palmares.

Para o coordenador do Teologia em Diálogo, Artur Peregrino, a presença de Dom Genival é muito importante. “É uma importância muito grande. Esse evento transforma-se em um evento que dialoga com todos os bispos, com todas as dioceses, com o povo de Deus que está a caminho, em marcha, aqui em Pernambuco e em todo o Brasil. É interessante ressaltar que, nas próprias palavras de Dom Genival, a Teologia em Diálogo é a própria teologia que dialoga com a sociedade, com os grandes temas e fala ao interesse das pessoas”, destaca Peregrino.

O próximo encontro do Teologia em Diálogo será na próxima quarta-feira (23), às 17h30, na Capela da Unicap.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicap