A Tenda do Encontro, projeto assumido pela Arquidiocese de Olinda e Recife em parceria com o Movimento de Profissionais Cristãos (MPC), está crescendo. Como outros grupos, ONGs e movimentos, o projeto ofereceu, neste Natal, alimento para a população pobre do Recife, mais especificamente os que vivem nos arredores da Tenda, montada aos finais de semana no mangue que fica num dos lados da Ponte do Limoeiro, no bairro de Santo Amaro.

O diferencial da Tenda é o acolhimento com a Palavra de Deus, sem importar a religião do irmão necessitado. Quando se fala na Palavra, neste caso, é não somente um trecho do Evangelho sempre proclamado nos encontros, mas a atitude exigida por ele. “É a Palavra vivida como partilha, como fraterna acolhida e pronta escuta dos que mais precisam”, explicou o diácono Antônio, idealizador do projeto e grande articulador dos encontros semanais.

No sábado de Natal (25/12), a celebração aconteceu com mais de cem pessoas recebendo alimento para a alma e para o corpo – para alguns, o único alimento do dia. Desde janeiro, os mais excluídos fazem refeição no lugar: população em situação de rua, prostitutas, dependentes químicos e famílias inteiras que moram na região.

O diácono Genival Lima animou com os cânticos; o diácono Florismundo preparou a refeição e outros alimentos; e o diácono Antônio Sebastião organizou esse dia tão especial, que distribuiu ainda brinquedos para as crianças.

Quem olha de longe a movimentação no lugar com a distribuição de alimentos, kits de higiene e brinquedos, não imagina a corrente de voluntariado que está por trás. Ao lado do Movimento de Profissionais Cristãos (MPC), estão parceiros como a Paróquia Nossa Senhora de Fátima (de Paulista), o Espaço Neidson (da UR5, no Ibura), moradores da Rua da Aurora e voluntários da Rua do Bem (ao lado da Igreja de Santo Amaro das Salinas) fazem parte desta congregação de homens e mulheres de boa vontade, num grande movimento de fraternidade, solidariedade e partilha.

“Nossa felicidade é ver e sentir que o Projeto Tenda do Encontro está, aos poucos, atingindo o seu objetivo: ser espaço de acolhimento, escuta e de celebração de Fé”, disse o diácono Antônio Sebastião. “A Tenda é sinal de Jesus Cristo que, na noite santa do Natal, se fez carne e acampou entre nós”, concluiu.

Para colaborar com este projeto, basta falar com o diácono Antônio Sebastião na Cúria Arquidiocesana (Palácio dos Manguinhos, no bairro das Graças) pelo fone (81) 3271.4270, ou mandar mensagem para o WhatsApp (81) 9920-7838.

Pascom AOR