Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, fará um tapete gigante na ladeira que leva à igreja matriz

A Solenidade de Corpus Christi será realizada no próximo dia 8 de junho. É uma festa onde a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Haverá missas em todas as igrejas da Arquidiocese de Olinda e Recife, mas a primeira será celebrada às 10 horas da manhã na igreja Madre de Deus, no centro da capital, seguida de procissão com participação do clero, ministros da Sagrada Comunhão e fiéis.

À tarde e à noite, as paróquias celebram suas missas solenes, em honra a Corpus Christi, para suas comunidades. Seguindo uma tradição da Igreja Católica, algumas paróquias confeccionam dentro da igreja – com pó de serra, flores, glitter e sal – um tapete por onde passa o Corpo de Cristo.

TAPETE GIGANTE

Neste ano, a Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, vai confeccionar o tapete de Corpus Christi em TODA A LADEIRA de Santo Amaro, iniciando em frente à igreja matriz e terminando nas proximidades da Praça Pe. Chromácio Leão. Estima-se que cerca de 350 pessoas estarão envolvidas na confecção do tapete: os 35 grupos da paróquia (entre pastorais e movimentos da igreja) e famílias que moram no local. Até o prefeito e sua esposa foram convidados a participar, confeccionando a bandeira do município de Jaboatão dos Guararapes.

O trânsito na via será interrompido na tarde da quarta-feira (7) para que os trabalhos iniciem às 20h30, logo após celebração da missa de envio. Terminado o tapete, nas primeiras horas da manhã da quinta-feira (8), a matriz de Santo Amaro ficará aberta para visitação e adoração ao Santíssimo, aguardando os fiéis para a celebração de Corpus Christi à noite quando, finalmente, o Santíssimo Sacramento passará sobre o tapete preparado em sua honra.

Segundo o pároco de Santo Amaro, padre Rogério Silva, a tradição de confeccionar tapetes de flores e serragem demonstra o respeito à Eucaristia. “É uma reverência, uma expressão de adoração ao Rei dos Reis, pois a Eucaristia é a realeza de Jesus na alma de cada fiel. Além disso, é uma forma sinodal, de trabalharmos juntos, em unidade, nessa expressão de um coração zeloso, cheio de carinho e amor pela Eucaristia”.

Pascom AOR