Um mistério é compreendido com o coração. Com os olhos da fé. Assim, é a Eucaristia. Deus se faz pão para alimentar o corpo, a alma. Centenas de fiéis participaram na manhã desta quinta-feira, 7, da Solenidade de  Corpus Christi na Catedral da Sé, na cidade de Olinda. O arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração em que se recorda a instituição da Eucaristia na Última Ceia.

Dom Fernando ressaltou o significado de comunhão presente no Santíssimo Sacramento. “A Eucaristia é o sacramento da piedade, sinal de unidade. Ela ajuda a crescer na forma de amar e perdoar. É preciso que deixemos de lado o egoísmo e sejamos solidários com os nossos irmãos que sofrem”, disse. Momento vivido de forma ainda mais especial e emocionante pelos os fiéis foi a oportunidade de receber o Corpo e Sangue de Cristo no momento da comunhão. Era o encontro com o próprio Cristo. A dona de casa, Maria do Carmo Soares, 62, foi até a catedral para participar da  Missa. “Corpus Christi é o dia de lembrar o amor de Deus por nós”, afirmou.

Após a celebração e sob o badalar dos sinos da catedral, todos seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento pela rua decorada com um tapete de cerca de 500 metros confeccionado pelos 68 seminaristas da arquidiocese. Durante toda a madrugada os jovens confeccionaram o adorno. Pela primeira vez, a rua do Sítio Histórico de Olinda foi enfeitada para a procissão.

“O tapete quer lembrar a nossa adoração e devoção a Jesus presente na Eucarisita. Recorda também um pouco o Domingo de Ramos , quando para Jesus passar, entrando em Jerusalém, as pessoas colocavam tapetes, folhas de árvores para saudar Jesus que passava no meio do povo”, explicou o cura da Catedral da Sé, monsenhor José Albérico Bezerra.

A procissão seguiu até a Igreja da Misericórdia. Durante o percurso, o arcebispo fez duas paradas onde concedeu a Bênção do Santíssimo Sacramento. A primeira, em frente ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco, e a segunda no Convento das Irmãs Doroteias. Na Igreja, foi feito um momento de adoração e dada a bênção final.

Confira as fotos da Solenidade de Corpus Chisti publicadas no Facebook da Arquidiocese de Olinda e Recife

Corpus Christi nos veículos de comunicação do Estado

NE TV – Fiéis lotam a Sé de Olinda para celebrar dia de Corpus Christi nesta quinta-feira

Folha de Pernambuco – Dia de Corpus Christi é celebrado no Estado