Nesta quinta-feira (22), o número de fiéis na igreja do Santíssimo Sacramento, no bairro da Boa Vista, em Recife, anunciava um dia mais que especial. A Arquidiocese de Olinda e Recife vivia as bênçãos da Semana Eucarística da Igreja da Boa Vista, no centro comercial da cidade, com o participando da missa, em preparação para o Congresso Eucarístico Nacional que vai acontecer, de 11 a 15 de novembro, na cidade. Segundo o pároco, padre Cícero Alberes, esta é a 57ª edição da Semana Eucarística, tradição que foi interrompida por conta da pandemia e que volta com espírito mais forte e renovado este ano. “Tempo de louvar a Deus por estar no meio de nós, pela graça da Eucaristia e pela fé deste povo”, disse o pároco.

Para atender a grande quantidade de participantes, o pároco providencio cadeiras e telão do lado de fora da igreja. Um toldo foi montado para acolher os fiéis, que resistiram ao forte calor. Durante a missa, houve a investidura de duzentos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, vindos dos Vicariatos Cabo e Soledade, e que devem, inclusive, juntar-se aos padres na distribuição da Comunhão nas missas realizadas durante o Congresso Eucarístico. E então, o momento que todos esperavam: o início da procissão com Santíssimo Sacramento pela cidade do Recife.

Bandeiras marcavam o percurso da procissão do Santíssimo pelas ruas do Recife. Dom Fernando estava no carro e o povo acompanhou o Santíssimo a pé, por um quilômetro e meio, até o píer do Cais da Alfândega. “Nós estamos felizes por poder externar a nossa fé em Jesus Cristo que se doa e se faz pão por amor a todos nós. Sem dúvidas, esse testemunho é eficaz, porque é assim a Igreja nos ensina a evangelizar. Muito mais do que por palavras, que possamos evangelizar pelo testemunho, pelo comprometimento”, afirmou o arcebispo.

O percurso seguinte era sobre as águas – cerca de quatro quilômetros na área de confluência dos rios Capibaribe e Beberibe antes de desaguarem no Oceano Atlântico. Num catamarã, embarcaram alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiro, além de diáconos e padres. O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio, e o arcebispo emérito de Vitória da Conquista, dom Luís Pepeu, que é vigário geral de Olinda e Recife, também entraram na embarcação. Os olhos dos fiéis acompanhavam a movimentação de longe. Foi momento para uma troca: passava para as mãos do arcebispo o ostensório utilizado no Congresso Eucarístico de 1939, o primeiro a acontecer no Recife, e que também foi conduzido pelo rio naquele ano. A Veneza Brasileira, ensolarada, estava unida em louvor e oração: a procissão fluvial e o povo acenando nas pontes, vendo Jesus passar. Um cenário perfeito, como de cartão postal, com quatro pontes repletas de fiéis dos 14 vicariatos da Arquidiocese.

Depois da procissão fluvial, o arcebispo seguiu para a Igreja da Madre de Deus, de onde concedeu a bênção do Santíssimo Sacramento. “Que esse momento de preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional nos transforme e nos faça realmente uma igreja viva e comprometida com o Reino de Deus. Que possamos sempre levar com fé e alegria essa missão”, concluiu dom Saburido. Depois de 83 anos, Jesus voltou a “caminhar” sobre as águas do Recife, abençoando o Congresso que está por vir.

Pascom AOR