A Arquidiocese de Olinda e Recife disponibiliza, a partir de hoje (21/03), o site do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que vai acontecer de 12 a 15 de novembro de 2020, no Recife, com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2, 45 47). Acessando o endereço www.cen2020.com.br, o usuário tem acesso a informações importantes sobre o congresso, que deve reunir nas celebrações e simpósios cerca de trezentos bispos e milhares de sacerdotes e fiéis de todo o Brasil.

O usuário pode acessar o site também pelo celular ou tablet, navegando pelas abas e seções sem dificuldades. A agência responsável pela criação teve o cuidado de desenvolver um site responsivo, que se adapta a todos os dispositivos móveis sem perder conteúdo. “Com o site, fiéis do Brasil inteiro vão poder acompanhar as decisões das reuniões realizadas na secretaria geral, no Recife, e conhecer hino e oração do Congresso”, comentou o arcebispo. Notícias que foram veiculadas em jornal e TV estão disponíveis no site, que traz também informações sobre a Arquidiocese, as cidades e os locais onde acontecerão os eventos. “À medida em que tenhamos mais informações, como a definição de palestras ou stands participantes da feira católica, tudo será colocado no site para que seja divulgado”, completou dom Fernando.

Congressos eucarísticos nacionais são realizados pela Igreja no mundo inteiro, reunindo o povo em torno da Eucaristia. O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França). No Brasil, o Congresso Eucarístico Nacional acontece desde 1933, quando foi celebrado em Salvador, Arquidiocese Primaz do Brasil, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras, ultimamente a cada dois anos. Recife já sediou um Congresso Eucarístico Nacional – o terceiro, em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde.

A decisão de realizar o XVIII Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020, aconteceu durante a 54ª Assembleia da CNBB, em Brasília, em 2017. Na assembleia do ano seguinte, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou aos bispos um vídeo com o tema do Congresso e com algumas definições como espaços para celebrações.

O Congresso de 2020 trará em sua programação celebrações eucarísticas presididas por bispos em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese. Uma feira católica será montada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, mesmo local onde será realizado o Simpósio Eucarístico com suas várias conferências. No sábado à tarde, cerca de duas mil crianças farão a Primeira Comunhão juntas, na Arena de Pernambuco. A missa de encerramento do Congresso será celebrada no domingo, no Marco Zero do Recife.

Pascom AOR