Neste domingo, 8 de outubro, aconteceu na orla de Boa Viagem a 14ª edição do “Sim à Vida”. O evento ocorreu no dia em que a igreja comemora o Dia do Nascituro, durante a Semana Nacional da Vida, promovida pela CNBB há 18 anos. O tema proposto pela Conferência para o ano de 2023 é: “Adoção, amor com laços do coração”, enfatizando o valor da adoção como antídoto para o aborto.

Depois de quatro anos suspenso por conta da Pandemia e do Congresso Eucarístico Nacional, o “Sim à Vida” está de volta. Desta vez, o evento reuniu milhares de pessoas vindas de 150 paróquias, movimentos e instituições religiosas. A programação iniciou com o DJ Ângelo, animando o público com músicas católicas, seguido por pregações, Dudu do acordeon, Padre Damião Silva , DJ Ronie e encerramento com a Santa Missa.

As manifestações a favor da vida também culminam este ano com a discussão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, a ADPF 442, que está no Supremo Tribunal Federal, que quer descriminalizar o aborto até a 12° gestação. A igreja acompanha com preocupação o assunto, que foi suspenso por pedido de destaque do Ministro Luís Roberto Barroso.

Após as apresentações, a missa presidida pelo arcebispo dom Paulo Jackson e concelebrada pelo bispo auxiliar dom Limacedo encerrou o evento que fortaleceu a posição da igreja a favor da vida.

O aborto não é um assunto isolado, está relacionado a interesses econômicos globais. O Papa nos oferece bases bíblicas e espirituais para preservar a vida em nosso planeta, incluindo a reflexão sobre rios, canais, produção de lixo e transporte público.
Precisamos dizer sim à vida em sua plenitude, opondo-nos claramente ao aborto e à eutanásia. Louvemos a Deus, o único criador, e protegemos a vida, pois quando cuidamos dela, ela nos guarda.”
Dom Paulo Jackson

Dom Paulo afirmou ainda que “A cada ano, no dia 8 de outubro, celebramos o Dia do Nascituro, um ser que está prestes a nascer. O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Laudate Deum, nos lembrou da crise climática, enfatizando que cuidar do ser humano é tão importante quanto cuidar da floresta, pois somos integrados ao universo”.

Uma multidão de pessoas marcou presença no evento. Mariana Pascoal Viana, da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, está grávida de 7 meses de Tereza, e fez questão de marcar presença com o esposo no evento. “Deus nos empresta uma vida para que possamos cuidar e amar”, afirmou Mariana