A noite desta segunda-feira, 30, foi de agradecimentos. O fechamento de um ciclo para 16 estudantes que concluíram o curso de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Mas não era apenas uma turma de teólogos. É o fruto de uma parceria da Unicap com a Arquidiocese de Olinda e Recife e as Dioceses de Nazaré, Palmares e Afogados da Ingazeira para que os seminaristas desta região tivessem uma formação universitária de qualidade em Filosofia e Teologia. Uma aposta da Igreja nos futuros sacerdotes.

A Missa em Ação de Graças foi realizada na capela do Seminário de Olinda e reuniu familiares, sacerdotes, seminaristas, professores e amigos dos formandos. A concelebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Palmares e presidente da CNBB Regional Nordeste 2, dom Genival Saraiva de França. O religioso destacou a alegria em poder celebrar o ato litúrgico e relembrou aos concluintes o compromisso com a missão que abraçaram. “É preciso que tenham consciência de que agora, mais do que nunca, vocês devem arregaçar as mangas e pôr em prática o que foi aprendido no serviço a Deus na vida da Igreja e na pessoa do irmão”, afirmou o religioso.

A turma de teólogos é formada por seminaristas, diáconos, religiosas e leigos. O reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Pedro Rubens, avaliou como positiva a parceria e a integração dos seminaristas e religiosos ao mundo universitário. O seminarista Nilton Francisco também acredita que este tipo de formação enriquece ainda mais os futuros sacerdotes. “Nós nos preparamos para enfrentar o mundo e a universidade possibilita uma situação melhor neste sentido”, disse.

O nome escolhido para a turma foi Padre José Comblin. Uma homenagem ao sacerdote que foi exemplo de missionário no Brasil nos anos da Ditadura. “Padre Comblin foi um exemplo de teólogo. Ele destacava a necessidade de viver da fé e da caridade para fazer teologia. Além de ter sido contemporâneo de dom Helder Camara”, destacou o seminarista Rodrigo Soares.

“A teologia começa a partir da calçada da Igreja. É no mundo que a gente começa a exerce-la. Este é o grande desafio da teologia”, ressaltou o professor Sérgio Sezino Douets, escolhido como o docente homenageado.

O reitor do Seminário Nossa Senhora da Graça, padre João Bosco Costa Lima, também reiterou a necessidade de que a teoria ganhe a prática através dos atos dos novos teólogos. “O nosso desejo é que os conhecimentos não sejam apenas livrescos, mas que através deles vocês conheçam Deus na face das pessoas”, ressaltou o sacerdote.
Formatura – A Colação de Grau dos bacharéis em Teologia será realizada às 14h, desta terça-feira, no Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), bloco B, na Universidade Católica de Pernambuco.

Seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife que concluíram o curso de Teologia:

Ailson José dos Santos
José Romualdo de Oliveira