Uma celebração Eucarística em Ação de Graças vai marcar a Abertura do Ano Letivo e os 220 anos de criação do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior). O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido vai presidir a Missa, que acontece na capela Nossa Senhora da Conceição, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, Várzea,
nesta terça-feira, 18/02 (11h).

Desde 2014 a sede do Seminário Maior e as atividades foram transferidas para o Centro Arquidiocesano de Pastoral, na Várzea, por razões de segurança, para que sejam realizadas obras de restauro e conservação no prédio do Seminário de Olinda.

O Seminário Maior Nossa Senhora da Graça também conhecido como Seminário de Olinda foi um centro de instrução religiosa, destinado à formação de clérigos, que funcionou em meados do Século XIX na cidade de Olinda. O Bispo Dom Azeredo Coutinho fundou em 1800 o Seminário no prédio que antes abrigara os jesuítas, expulsos em decorrência da oposição de Marquês de Pombal à ordem. O Seminário teve o objetivo de formar virtuosos sacerdotes e inovou ao oferecer além dos ensinos das “humanidades”, as ciências naturais. O pluralismo do ambiente despertou uma consciência política entre os seminaristas. Dentre os jovens que por lá estudaram, alguns inscreveram seus nomes na história de revoluções pernambucanas e de projeção nacional, como o padre Roma, padre João Ribeiro, padre Miguelinho e padre Venâncio. Por isso, o Seminário de Olinda é denominado também de “escola de heróis”.

Fachada da igreja Nossa Senhora da Graça e do Seminário de Olinda

O endereço do Centro de Pastoral é: Av. Afonso Olindense, 1716, Várzea, Recife.