A Catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda, estava lotada de fiéis neste domingo (3 de março) pela manhã, para acompanharem a apresentação de seis novos vigários episcopais da Arquidiocese de Olinda e Recife. Durante a missa, o arcebispo dom Paulo Jackson reuniu os responsáveis pelos vicariatos, que vão ajuda-lo na condução de seu povo: seis deles assumem a missão pela primeira vez. Assumiram, oficialmente, a nova missão de vigário episcopal, os seguintes presbíteros: padre André Martins pelo Vicariato Vitória, padre Paulo Dutra pelo Vicariato Beberibe, padre Renato Matheus pelo Vicariato Olinda, padre Murilo Bentinho pelo Vicariato Várzea, padre Fábio Paz pelo Vicariato Soledade e padre Gilson Batista pelo Vicariato Cabo.

Os vicariatos são regiões da Arquidiocese, um conjunto de paróquias. E os vigários episcopais são, como o nome sugere, vigários do arcebispo, responsáveis por essas regiões, para partilhar com o arcebispo as realidades, anseios, os problemas e projetos daquele território. “Nós recordamos muito Moisés no deserto. Em Êxodo 18, Moisés estava exausto e reclamou com Deus. E Jetro deu um conselho para Moisés: Divida o governo com homens retos e cheios do Espírito de Deus. É isso que está acontecendo: é o Espírito de Deus derramado sobre irmãos que podem cooperar muito”, comentou dom Paulo Jackson. “Agradeço muito a dom Fernando por ter tido essa inspiração de dividir a Arquidiocese em vicariatos, para que o governo pastoral, a administração, a vida eclesial possa se tornar cada vez mais bela, firme e seja expressão do amor de Deus, da sinodalidade, da comunhão que deve acontecer na nossa Igreja”, concluiu.

Animados, fiéis foram até a igreja catedral acolher os novos vigários episcopais e rezar por eles. Algumas paróquias organizaram-se em caravanas – a Paróquia São Sebastião, do Vasco da Gama, por exemplo, levou três ônibus de fiéis para a catedral, para acompanhar a posse do padre Paulo Dutra, que assumiu o Vicariato Beberibe. “É uma alegria para nós podermos colaborar com dom Paulo nesta missão junto ao Vicariato Beberibe, a região mais populosa da Arquidiocese – a região de Beberibe e Casa Amarela – região de grande tradição de fé do povo de Deus, terra do Morro da Conceição”, disse, entusiasmado. “E a gente assume com humildade, o desafio é grande, mas junto ao povo de Deus e aos padres, meus irmãos, com certeza poderemos ser instrumentos de Deus naquela região, se Deus quiser”.

O rito de posse dos novos vigários episcopais foi também momento para renovação do compromisso dos veteranos. A responsabilidade é grande: além de suas próprias paróquias, eles precisam fazer crescer, pastoralmente, cerca de dez paróquias vizinhas, em média. As 150 paróquias da Arquidiocese estão organizadas em 13 vicariatos territoriais. O décimo quarto vicariato é pessoal, destinado à animação da Vida Religiosa Consagrada.

Conheça a lista atualizada dos vigários episcopais da Arquidiocese de Olinda e Recife:

1. Vicariato Beberibe: Pe. Paulo Dutra (pároco de São Sebastião, Vasco da Gama, Recife)
2. Vicariato Boa Viagem: Pe. Fábio Leite (pároco de Nossa Senhora da Boa Viagem, Boa Viagem, Recife)
3. Vicariato Cabo: Pe. Gilson Batista (pároco de Santo Antônio, centro do Cabo de Santo Agostinho)
4. Vicariato Ibura: Pe. Marcelo Júnior (pároco de Nossa Senhora de Fátima, Ibura, Jaboatão dos Guararapes)
5. Vicariato Igarassu: Pe. José Josivan Sales (pároco de São Cosme e São Damião, centro de Igarassu)
6. Vicariato Jaboatão: Pe. Rogério Silva (pároco de Santo Amaro, centro de Jaboatão dos Guararapes)
7. Vicariato Jardim São Paulo: Pe. João Carlos Magalhães (pároco de São Paulo Apóstolo, Jardim São Paulo, Recife)
8. Vicariato Olinda: Pe. Renato Matheus (pároco de Nossa Senhora de Fátima, Bairro Novo, Olinda)
9. Vicariato Paulista: Pe. Osvaldo Lopes (pároco de São Francisco de Assis, Vila Torres Galvão, Paulista)
10. Vicariato São Lourenço: Pe. Deonilson Nogueira (pároco de São Lourenço Mártir, centro de São Lourenço da Mata)
11. Vicariato Soledade: Pe. Fábio Paz (pároco do Sagrado Coração de Jesus, Casa Forte, Recife)