“A pessoa no ambiente de trabalho” foi o tema do primeiro encontro de secretários paroquiais promovido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral, neste ano. O evento realizado na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório da Cúria Metropolitana, que fica no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, reuniu mais de 70 participantes. O grupo teve a oportunidade de discutir sobre a postura profissional no atendimento ao público e no relacionamento com os colegas.
A freira da Congregação das Irmãs Paulinas, Ivonete Kurten ministrou a formação que propôs, em um primeiro momento, a reflexão a partir do conhecimento de si. “Após buscar identificar os limites e as potencialidades de cada um nos voltamos para o ambiente de trabalho. É preciso ter sempre em mente, que é o local onde devemos promover a comunhão e a fraternidade”, afirmou a religiosa.
Situações do dia a dia de qualquer profissional que lida diretamente com o público, mas que não contribuem para o serviço, ao contrário, só atrapalham, como a fofoca, também foram temas de discussão. “É preciso evitar esse mal que é a fofoca, pois o trabalho precisa ser um ambiente saudável. O secretário ou a secretária é a vitrine da paróquia, portanto é importante que ele compreenda que sua vocação é acolher e ajudar a resolver os problemas”, explicou irmã Ivonete.
Há 12 anos responsável pela secretaria da Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma, Região Metropolitana do Recife (RMR), Alexandre Marques, aprovou o tema do encontro. “Foram vários pontos muito bem discutidos, mas destaco a ideia da discrição que precisamos ter no nosso trabalho. Teve também a questão do silenciar, que muitas vezes é necessário. Sem dúvidas foi muito interessante”, declarou.
Para Lurdinha Macena, secretária de Nossa Senhora do Rosário, em Cruz de Rebouças, também na RMR, foi uma manhã produtiva. “Muito bom esse momento para discutir questões do nosso trabalho. Hoje pudemos pensar mais sobre a organização e o saber lidar com as pessoas, assuntos difíceis que precisamos sempre melhorar”, disse.
Homenagem
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, a organização distribuiu rosas para as secretárias.
Formação
O Encontro Arquidiocesano de Secretários é realizado semestralmente, sempre nos meses de março e setembro. No entanto, alguns vicariatos promovem formações, durante o decorrer do ano. O objetivo é capacitar e qualificar cada vez mais o serviço do secretariado das 117 paróquias da arquidiocese.
Da Assessoria de Comunicação AOR