Nossa Senhora de FátimaPor Larissa Souza/Pascom-AOR

O Santuário arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, localizado no coração da capital pernambucana, no bairro da Soledade, festeja com muita animação, alegria e emoção os 80 anos da Festa de Nossa Senhora de Fátima.

 As comemorações em homenagem a Virgem Maria, começam no dia 8 e seguem até o dia 13 de maio, com missas, apresentações infantis, adoração ao Santíssimo Sacramento, café da manhã comunitário, terços de Nossa Senhora de Fátima e da Misericórdia, lançamento do livro “o segredo de Fátima” e a procissão com a imagem da Mãe da Jesus Cristo em torno do santuário.

Entre os dias 8 a 12 de maio, vai acontecer as novenas em homenagem à Nossa Senhora de Fátima com uma linda apresentação de crianças referenciando os pastorinhos de Fátima com a animação litúrgica da equipe formada por mães.

No primeiro dia da festa,8, às 19 horas, haverá um lançamento do livro “o segredo de Maria”,  escrito por Jaime Berdel, assessor de comunicação do Santuário de Fátima, que vai falar sobre o padre português Aparício, que foi confessor de Lúcia (ver história baixo) e o fundador do primeiro santuário do mundo de Nossa Senhora de Fátima.

No dia 13 deste mês é a grande culminância da festa que, inicia às 6 horas com a alvorada de fogos, ofício de Nossa Senhora, missas, terços de Nossa Senhora de Fátima e da misericórdia com grupos de orações constituídos por homens. Para encerrar as celebrações, será realizada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que vai percorrer Avenida Oliveira Lima (em frente ao santuário), depois segue pela Rua do Príncipe, no sentido do canal, até a avenida Conde da Boa Vista e retorna para rua do santuário.

HISTÓRIA

Três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.

Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol”.

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de junho, 13 de julho e 13 de setembro. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho no dia 13 de agosto.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DIA 8 AO DIA 13 DE MAIO:

Programação da FESTA N S de Fátima