Expressão da religiosidade popular, as romarias são a grande novidade da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres 2022. Serão quatro no total. As caminhadas devocionais fazem parte da memória afetiva dos católicos, que após dois anos da pandemia da Covid-19 prometem celebrar a Imperatriz e excelsa Padroeira da cidade do Paulista de forma mais fervorosa. Os festejos serão realizados entre os dias 03 e 11 de setembro na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro de Maranguape 2.

De acordo com o pároco, padre Charles Araújo, esse tipo de peregrinação é o caminhar rumo a Deus. “Quando fazemos uma caminhada para determinados lugares como a santuários, como é o nosso caso, é para recordar que o ali é a casa de Deus, o lugar onde Ele habita. Neste sentido, este ano a nossa festa ao realizar estes momentos ela quer nos chamar atenção para isso e Nossa Senhora é essa seta que nos ilumina para que juntos possamos chegar à morada de Deus”, ressaltou. O sacerdote destacou ainda a espiritualidade do gesto: “Por isso, fazemos esse convite a todos para juntos caminharmos e chegar a Deus. É preciso lembrar sempre que essa caminhada não termina aqui, mas, pelo contrário, ela tem fim no céu e nós vamos caminhar para que unidos na comunhão e na solidariedade juntos possamos estar com Deus um dia”.

A concentração será na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no bairro da Vila Torres Galvão. Durante o trajeto de cerca de 4,5 km os participantes irão rezar e cantar louvores à Mãe de Jesus. Em 2021, a Romaria das Alegrias reuniu no feriado de 07 de setembro centenas de devotos. Este ano a expectativa é que o público seja ainda maior já que a caminhada reunirá as paróquias da cidade do Paulista e Abreu e Lima. As outras três romarias serão realizadas na avenida principal de Maranguape 2 entre os dias 08 e 10.

Durante os dez dias de comemorações, os católicos participam de atividades religiosas e culturais. Ao todo serão celebradas 14 missas presididas por bispos e padres convidados. Entre eles, padre Cosmo Francisco e Damião Silva. A programação conta com Setenário das Alegrias, orações, confissões, carreatas, procissão e apresentações culturais. Haverá ainda celebrações penitenciais voltadas para aqueles que desejam se confessar.

A abertura será no sábado, 03, com a oração do Ofício de Nossa Senhora às 6h. Já às 18h acontece a Carreata com a Bandeira da padroeira. O trajeto terá como ponto de partida a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em Pau Amarelo. A paróquia é a madrinha da bandeira.

No dia 04 de setembro, o destaque é para a tradicional missa em ação de graças pelos 87 anos de emancipação da cidade. A cerimônia contará com a presença das autoridades civis do município. Em seguida, a imagem da padroeira percorrerá em carro aberto as principais vias do município passando pelas sete paróquias.

O encerramento das festividades terá intensa programação. Haverá três missas (6h, 9h e 17h). Sendo a última delas celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido. Logo após, os devotos concluem o período festivo participando da procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas ruas do bairro de Maranguape 2.

TEMA
O tema da festa foi inspirado no cântico do Magnificat feito por Nossa Senhora ao visitar sua prima Isabel após conceber Jesus. “Magnificat: o louvor de ação de graças do povo de Deus” é um convite à reflexão sobre a gratidão, o amor e o amparo de Deus aos pobres. Além disso, é uma forma de preparar os fiéis para participar do 18º Congresso Eucarístico Nacional que ocorrerá em novembro, no Recife, e reunirá católicos de todo o Brasil.

DEVOÇÃO
A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres no Paulista tem mais de quatro séculos sendo uma das mais antigas manifestações religiosas do Estado. A veneração à santa teve origem em Portugal e foi trazida para o munícipio em 1619. O bispo da Diocese de São Salvador da Bahia criou a vigararia de Maranguape e dom João IV, rei de Portugal, nomeou como vigário dom Manoel Rodrigues Neto. O local já tinha como protetora Nossa Senhora dos Prazeres.

Datada de 1659, a antiga igreja foi construída sob as ordens do capitão João Fernandes Vieira logo após vencer a luta. Herói da Batalha dos Guararapes e homem profundamente religioso, Vieira acreditava que a expulsão dos holandeses do território brasileiro se deu graças à intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres. Outra igreja também dedicada a Nossa Senhora foi erguida no monte onde houve o combate no município de Jaboatão dos Guararapes

MILAGRES  

Os milagres alcançados pela intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres têm uma característica peculiar. A maioria deles é de mulheres que desejavam ser mãe ou que tiveram dificuldades no parto. Há graças também relacionadas à cura de doenças e pessoas que conseguiram emprego.

PROGRAMAÇÃO

Programacao-Festa-de-Nossa-Senhora-dos-Prazeres

03/09/2022 – Sábado
CARREATA DA BANDEIRA E ABERTURA DA FESTA
6h: 
Recitação do Ofício de Nossa Senhora.
18h: Carreata da Bandeira saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó – Pau Amarelo (Paróquia Madrinha da Bandeira).
19h30: Santa Missa presidida pelo Pe. Adailton Moura, pároco de São Pedro em Gaibu
Convidados: Paróquia Nossa Senhora do Ó (Pau Amarelo) e Comissões Pastorais para Ação Sociotransformadora e para Liturgia.

04/09/2022 – Domingo
ANIVERSÁRIO DE 87 ANOS DO MUNICÍPIO DO PAULISTA
6h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo
8h: Santa Missa presidida por Dom Limacêdo Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
10h: Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Município do Paulista presidida pelo Pe. Josenildo Tavares, coordenador Arquidiocesano de Pastoral e pároco de Nossa Senhora das Graças, Graças – Recife.
Após a Santa Missa, a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres percorrerá, em carro aberto, as principais vias da Cidade do Paulista, passando por todas as paróquias da cidade.
18h: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo monsenhor José Albérico, secretário geral do Congresso Eucarístico Nacional.
Convidados: Comunidades Nossa Senhora de Fátima (Riacho de Prata 2), São José (Vale da Paz), Santo Antônio (Ruas 30), Nossa Senhora da Conceição (Engenho Maranguape).

05/09/2022 – Segunda-Feira

14h: Celebração Penitencial e Confissões.
16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo.
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Cosmo Francisco.
Convidados: Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal – Centro e Câmara de Vereadores da Cidade do Paulista.

06/09/2022 – Terça-feira
14h: 
Celebração Penitencial e Confissões.
16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Vitor Possetti, reitor do Santuário da Mãe Rainha (Olinda).
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Damião Silva, pároco de São Frei Bento Gonçalves, Igreja da Madre de Deus.
Convidados: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Paratibe), Paróquia Santa Clara (Jardim Paulista) e Comissão Pastoral Paroquial para a  Vida e a Família.

07/09/2022 – Quarta-feira
7h: 
Recitação do Ofício de Nossa Senhora.
8h: Santa Missa pela Pátria presidida pelo Pe. Valdemir José, pároco de Nossa Senhora do Loreto (Candeias – Jaboatão).
16h: Romaria Vicarial das Alegrias saindo da Igreja Matriz de São Francisco – Vila Torres Galvão
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidida pelo monsenhor Osvaldo Lopes.
Convidados: Vicariato Paulista, Comissão Pastoral Vicarial para o Laicato, Paróquia São Francisco de Assis (Vila Torres Galvão), Comissão Pastoral Paroquial para o Laicato.

08/09/2022 – Quinta-Feira
14h: 
Celebração Penitencial e Confissões.
16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo
18h: Romaria do Movimento Jesus das Santas Chagas.
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Taciano Nascimento, pároco de São Francisco de Assis (Timbi – Camaragibe).
Convidados: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Janga), Paróquia São Francisco de Assis (Timbi – Camaragibe) e Comissão Pastoral Paroquial Comunicação.

09/09/2022 – Sexta-feira
14h: 
Celebração Penitencial e Confissões.
16h: Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo.
18h: Romaria do Apostolado da Oração.
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Josias Barbosa, pároco de Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos – Olinda).
Convidados: Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes,Paróquia Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos – Olinda), Prefeitura da Cidade do Paulista, Comissão Pastoral Paroquial para o Dízimo.

10/09/2022 – Sábado – Vésperas da Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Imperatriz e Excelsa padroeira da Cidade do Paulista
6h: 
Recitação do Ofício de Nossa Senhora.
9h: Missa com os devotinhos da Mãezinha das Alegrias presidida pelo Pe. Paulo Dutra, pároco de São Sebastião (Vasco da Gama – Recife).
16h: Missa com os Enfermos com administração do Sacramento da Unção dos Enfermos presidida pelo Pe. Charles Araújo.
18h: Romaria da Juventude e dos Movimentos Marianos.
19h: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora presidido pelo Pe. Jurandir Dias, reitor do Oratório Nossa Senhora do Rosário – Recife.
20h: Show de Prêmios
Convidados: Comissões Pastorais da Paróquia para Catequese e Juventude e Movimentos Marianos da Cidade do Paulista, Comunidades São Sebastião (Uruba), Santo Expedito e Santa Edwiges (Alameda Paulista), Nossa Senhora Rainha da Paz (Condomínio Horizontal).

11/09/2022 – Domingo – Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Imperatriz e Excelsa Padroeira da Cidade do Paulista – Festa Litúrgica do Santíssimo Nome de Maria
6h: 
Santa Missa presidida pelo Pe. Charles Araújo
9h: Santa Missa Solene presidida por Dom Luiz Pepeu, arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA) e vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife.
17h: Santa Missa Solene de encerramento da festa presidida por Dom Fernando Saburido, OSB, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife. Após a missa, procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas ruas do bairro.

Texto e fotos: Pascom/Renata Gabrielle