Papa Francisco, no Angelus deste domingo, primeiro da Quaresma, enfatizou, citando o Evangelho de Marcos, que a Quaresma é um tempo propício para o recolhimento. A reflexão do pontífice continuou afirmando que “somos convidados, na Quaresma, a ‘entrar no deserto’, isto é, no silêncio, no mundo interior, na escuta do coração, em contato com a verdade”.

Há várias opções de retiro neste período. A CNBB propõe a série “Caminho Quaresmal”, um itinerário espiritual de oração, jejum e caridade. A série foi lançada na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, pelo arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da Conferência, Dom João Justino de Medeiros Silva.

A cada domingo, serão publicadas reflexões em vídeos, proporcionando aos católicos a vivência de um grande retiro espiritual durante os dias da Quaresma.

No primeiro episódio da série, que foi ao ar na quarta-feira, Dom João Justino diz que a Quaresma pode ser compreendida como um grande “retiro espiritual” do povo de Deus em preparação para as festas pascais.

“Para nós, a Quaresma é um tempo propício para rever a qualidade de nossa vida cristã”, afirma o primeiro vice-presidente da CNBB no vídeo.

1° episódio

Outra opção de retiro quaresmal são os promovidos pelos Jesuítas. Os conhecidos retiros inacianos, que podem ter duração de oito ou trinta dias, abordam desde a criação até a ressurreição. Eles são baseados na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e refletem temas voltados para o tempo da Quaresma.

Aqui em Recife, também acontecem retiros. Quem estiver interessado pode procurar Wêdja Domingos através do email: wedjadm@gmail.com.