A Arquidiocese de Olinda e Recife vai pedir à Comissão Estadual da Memória e Verdade a investigação do assassinato do padre Antonio Henrique Pereira Neto, em 1969. O anúncio foi feito ontem, 43º aniversário de morte de padre Henrique, pelo arcebispo dom Fernando Saburido. ?Padre Henrique era ligado a dom Helder Câmara (arcebispo à época) e trabalhava em prol da juventude. Sua morte foi para atingir dom Helder?, afirmou o religioso durante a Missa de Pentecostes, em que se celebra o início da Igreja Católica, realizada no Pátio do Carmo, na área central do Recife.

O arcebispo anunciou ainda a transferência dos restos mortais de padre Henrique do Cemitério da Várzea para a Catedral da Sé, em Olinda, onde está sepultado dom Helder Câmara (1909-1999). ?Será um jazigo na primeira capela lateral, do lado direito. A sepultura de dom Hélder ficará no centro, a de dom Lamartine, que foi bispo-auxiliar dele, à direita, e a de padre Henrique, à esquerda?, detalhou.

O projeto do jazigo, segundo o arcebispo, está a cargo do arquiteto Zildo Caldas. A transferência dos ossos de padre Henrique deve ocorrer no dia 27 de agosto, aniversário de morte de dom Helder. Dom Fernando Saburido revelou ter conversado com uma irmã do padre sobre a intenção da igreja. ?Ela me contou que a mãe morreu sem ter concluído a biografia do filho e que ela vai terminar de escrevê-la?, contou.

O coordenador arquidiocesano de Pastoral, Josenildo Tavares, lembrou na celebração de Pentecostes que os assassinos torturaram padre Henrique antes de atirar no religioso. ?Ele foi martirizado, trucidado?, lamentou. Ordenado por dom Helder aos 25 anos, padre Henrique era contrário à repressão política. Na noite do dia 27 de maio de 1969, três homens o sequestraram e o levaram para um matagal na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

Em depoimento à Assembleia Legislativa, quando do 40° aniversário da morte de padre Henrique, em 2009, o policial aposentado Raimundo Pereira da Silva contou que o religioso morreu porque não quis passar informações sobre um suposto arquivo secreto de dom Helder Câmara. Raimundo teria sido o primeiro homem a chegar ao local em que o corpo foi encontrado com perfurações de faca e tiros na cabeça.

Reportagem: Verônica Falcão

Fonte: Jornal do Commercio – 28/05/2012