Para evitar que a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, fosse destruída, quatro técnicos em restauração se uniram a cinco moradores da comunidade, que se tornaram aprendizes. O templo é o centro da devoção dos moradores desde a segunda metade do século 18. Ela foi ampliada no século 19 e os traços no estilo Neoclássico foram ressaltados.

O responsável pela restauração, Pérside Omena, destaca que “nós escolhemos pessoas com nível médio e todos eles bastante interessados e com sensibilidade e muita habilidade”. Os voluntários receberam material da restauração e ganham uma bolsa de um salário mínimo a partir das doações de fiéis. Ainda são necessárias mais doações para que a obra seja concluída, de acordo com matéria exibida no NETV 2ª Edição.

No canteiro de obras, os aprendizes estão surpreendendo. Eles já ajudaram a acabar com os cupins e estão preenchendo os buracos deixados pelos insetos. Cada aprendiz é observado por um restaurador. Eduardo Souza supervisiona o trabalho de Scarlet Lima. Ele conta que “ela está surpreendendo apesar de nunca ter trabalhando na área”. Scarlet diz estar gostando do trabalho. “É uma satisfação enorme pra quem está começando agora numa igreja histórica. É bastante interessante”, destaca.

Internamente, a igreja passava por uma situação precária. Os cupins estavam devorando as colunas de sustentação e a madeira dos entalhes do altar principal e dos dois altares laterais. Os restauradores e os aprendizes tentam concluir o trabalho até o dia 22 de janeiro, período em que começa a novena em homenagem à padroeira da igreja, Nossa Senhora da Saúde. No próximo mês, a comunidade poderá conferir a restauração, resultado da união do talento e da solidariedade.

Clique aqui e confira a reportagem.

Foto: Arautos do Evangelho
Fonte: G1 Pernambuco