O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, recebeu 280 pessoas de 180 países num encontro preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, em 2023. Entre os dias 17 e 19 de outubro, as equipes do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 receberam representantes das Conferências Episcopais e da pastoral juvenil de todo o mundo, bem como de movimentos eclesiais e congregações religiosas para “partilhar, sonhar, planejar ações e rezar juntos pela próxima JMJ”.

O encontro internacional de preparação para a Jornada Mundial da Juventude teve a colaboração do Setor Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e foi oportunidade para apresentar a organização da JMJ Lisboa, que vai acolher o próximo encontro mundial dos jovens com o Papa.

Do Brasil, participaram o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Nelson Francelino, e a assessora da Comissão, irmã Valéria Leal.

Durante os dois dias de trabalho, foram apresentados os estágios dos trabalhos no âmbito da pastoral, da liturgia e da logística para o evento, que está marcado para 1º a 6 de agosto do próximo ano. O Comitê Organizador Local destacou a atenção especial à sinodalidade, à sustentabilidade, à participação das pessoas com deficiência e ao diálogo ecuménico e inter-religioso no evento.

O encontro também foi oportunidade para divulgação dos planos de inscrição para os peregrinos que procuram hospedagem, alimentação, transporte e serviços de seguro. Mais informações sobre os diferentes modos dos Pacotes Peregrinos para a JMJ Lisboa 2023 podem ser encontradas aqui e informações gerais aqui.

Construção de laços

Na abertura do evento, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell desejou que a JMJ, como encontro presencial, “seja um sinal de construção de laços entre nações e culturas. É isso que representam as Jornadas Mundiais da Juventude desde o início”.

Farrell convidou os participantes a sentirem-se coorganizadores da próxima Jornada Mundial da Juventude, no sentido de uma Igreja sinodal, e não como consumidores de uma oferta. Da mesma forma, a próxima JMJ nas Igrejas particulares – no próximo dia 20 de novembro em cada diocese do mundo – também poderia ser realizada junto com os jovens. Para isso, o Dicastério publicou as “Orientações pastorais” , que oferecem precisamente as diretrizes para as celebrações nas Igrejas particulares.

Por fim, o cardeal desejou aos delegados “que a próxima JMJ seja um espaço aberto, onde os jovens possam ter um encontro com Cristo e encontrar nele sua vocação de vida. Que esta JMJ seja para muitos de nós e para a sociedade um novo começo”.

Com informações do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Site Vatican News