As relíquias de Santa Teresinha chegam ao Recife no centenário do Carmelo da Imaculada Conceição, de Camaragibe, e embelezam a festa das irmãs Carmelitas Descalças, que constituem a comunidade religiosa do lugar. As freiras são enclausuradas (não podem sair das dependências do Carmelo) e gastam suas vidas em oração pela humanidade. “O carisma contemplativo das irmãs vai ser reforçado na visita das relíquias, ao mesmo tempo em que a alegria vai dar nova vida à comunidade no Carmelo e à devoção dos fiéis”, comentou o padre César Figueirôa, reitor do Oratório de Santa Teresinha, no Derby, e capelão da Polícia Militar de Pernambuco. A urna chega ao Recife no dia 12 de maio e será levada para visitação em locais-chaves da Região Metropolitana e cidades vizinhas. Somente em 18 de maio despede-se, seguindo para Maceió (AL) e, dali, para outras cidades brasileiras.

As relíquias são de primeiro grau: um fêmur e alguns ossos do pé da “santa da pequena via”. A peregrinação das relíquias ao Brasil foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil à basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França. A visita das relíquias da santa francesa ao Brasil ocorre no marco de três jubileus: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, que foi comemorado em janeiro de 2023; a celebração dos 100 anos da sua canonização, que ocorrerá em 2025; e os 100 anos do Carmelo de Camaragibe, que está localizado no território da Arquidiocese de Olinda e Recife. “Para a Arquidiocese, uma alegria dupla pela visitação das relíquias e pelo aniversário do Carmelo, que tanto bem faz ao povo de Deus”, completou o padre César Figueirôa, que terá a graça de celebrar missa no Oratório de Santa Teresinha, no bairro do Derby, em Recife, de onde é o reitor. “Já me sinto abençoado”, disse.

Estas relíquias de Santa Teresinha estiveram no Brasil pela primeira vez nos anos de 1997 e 1998, percorrendo diversas cidades de todo o país. Em 2022, ela esteve no Brasil percorrendo apenas algumas cidades do Estado de São Paulo. Dessa vez, a peregrinação ocorrerá novamente por todo o Brasil, nas cidades onde há a presença dos frades, monjas e seculares carmelitas.

O relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha foi uma doação de brasileiros ao Carmelo de Lisieux. Segundo a Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil, na verdade há dois relicários doados pelo Brasil. O primeiro foi em 1922, numa campanha de arrecadação organizada pelo jesuíta Herni Rubillon. Este relicário, conhecido como ‘Relicário do Brasil’ permanece no Carmelo de Lisieux e é usado apenas internamente. O segundo relicário, chamado de ‘Relicário do Centenário’, também doação do povo brasileiro, é utilizado para as peregrinações intercontinentais.

Conheça a programação para Recife e cidades vizinhas:

12 de maio – domingo
9h – Chegada das relíquias no Carmelo de Camaragibe
10h – Missa de abertura e acolhida das relíquias (presidida por Dom André Vital)
11h às 16h – Capela aberta para oração e visitação
15h30 – Oração das Vésperas
16h – Missa presidida por Dom Fernando Saburido
17h30 – Saída para a vigília na Paróquia Sãop João Paulo II (Obra de Maria)
19h – Acolhida das relíquias e missa na Obra de Maria
20h às 4h30 – Vigília

13 de maio – segunda-feira
4h30 – Missa (Paróquia São João Paulo II)