Promovido conjuntamente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelos Programas de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Teologia Prática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), ocorrerá de 11 a 14 de maio de 2026, no Recife, o II Congresso Teológico de Pastoral Urbana, que reunirá pesquisadores, docentes, estudantes e agentes pastorais para abordar os desafios pastorais presentes nas realidades urbanas, à luz das contribuições contemporâneas da reflexão teológica.
O evento pretende consolidar um espaço de diálogo interdisciplinar e de cooperação institucional que promova a pesquisa e a reflexão voltadas à realidade urbana, visto que as cidades, com seus dinamismos sociais, políticos e tecnológicos, configuram novos modos de vida e de experiência religiosa que interpelam a Igreja e a reflexão teológica a repensar seu anúncio e práticas. Nesse contexto, a produção acadêmica voltada à compreensão e à ação diante dos fenômenos urbanos assume papel estratégico, tanto para o avanço do conhecimento científico quanto para a formação crítica de agentes eclesiais e sociais comprometidos com o bem comum e com a dignidade humana.
O credenciamento dos inscritos ocorrerá no Seminário Nossa Senhora da Graça, em Olinda, de onde os congressistas partirão para um tour pela cidade histórica e participarão de missa na Catedral do Santíssimo Salvador. Conferências e rodas de conversa acontecem, nos dias seguintes, na Unicap.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, será um dos conferencistas do Congresso. Sua participação está programada para quarta-feira (13), às 9 horas.
Inscrições,programação completa, modalidades de participação, convidados e demais informações estão disponíveis no site do evento: https://eventos.unicap.br/2ocongressoteologiconacionaldepastoralurbana-647247/








