Foram 100 missas celebradas em 15 dias. A festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, em edição de número 325, reuniu milhares de fiéis na basílica que fica no centro da cidade. Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, presidiu missa no Dia de Nossa Senhora do Carmo, na manhã desta sexta-feira (16), compromisso que faz questão de cumprir, todos os anos. A missa foi transmitida ao vivo pela Rede Vida, mostrando o altar ricamente ornamentado de flores e os tantos concelebrantes como dom Francisco Sales, bispo de Cajazeiras; frei Sormani Barbosa, provincial da província carmelitana de Pernambuco; Frei Rosenildo Alexandre, reitor da basílica; monsenhor Luciano Britto, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife; além de outros sacerdotes.

“É sempre uma alegria muito grande celebrar Nossa Senhora do Carmo, nossa padroeira, numa festa que se amplia para todo o estado de Pernambuco”, disse dom Fernando. “Nossa Senhora é aquela que nos aproxima de Jesus, por isso há esse amor tão grande do povo de Deus por Maria. Que Nossa Senhora possa nesse ano, especialmente com a pandemia, ajudar-nos a superar tudo isso para que possamos voltar, o quanto antes, à normalidade”.

A cor amarela predominou nas roupas dos fiéis e nas flores que traziam nas mãos, mostrando a devoção à Mãe do Carmelo. Do lado de fora da basílica, havia filas de fiéis que aguardavam o momento de entrar na igreja para participar de uma das muitas missas do dia. Além de padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo leva também o título de Rainha de Pernambuco.

A igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo foi construía entre os séculos 17 e 18. Vai completar 100 anos de elevação a Basílica em 2022. Mas já vive a abertura do centenário com festa, como deve ser. “Aqui é a casa da Mãe do Carmelo, onde o povo fiel, os devotos de Nossa Senhora do Carmo, aqueles que usam e são consagrados pelo escapulário do Carmo vêm para louvar, para agradecer, para expressar a sua súplica e elevar a sua prece ao nosso bom Deus, pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo”, disse o frei Sormani, provincial carmelita.

Lembrando o Ano Josefino instituído pelo Papa Francisco, o tema da festa este ano foi: Mãe do Carmelo, contigo e Teu Esposo São José, subimos à Casa do Senhor! Famílias inteiras participam das missas e vêm pagar promessas. Exemplo foi o casal Elias e Taíza, que foi à missa com o filho Luís Guilherme, de dois anos e meio, para pagar uma promessa pela saúde da família durante a pandemia. Também a aposentada Maria Isabel Guedes foi até a basílica deixar flores aos pés da imagem da Mãe do Carmelo, como forma de amor e gratidão. “O que eu peço a Nossa Senhora, até hoje, ela me mostra, ela faz que eu alcance”, disse Maria Isabel.

À tarde, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo, em cima de uma carro, percorreu 40 quilômetros de ruas no Recife. Fiéis fizeram festa com a passagem da imagem, especialmente diante das igrejas paroquiais.

Pascom AOR