Foi inaugurada no último dia 20 de março a sede do “Projeto Comunidade Saudável e Sustentável” da Pastoral da Saúde e lançado o primeiro desafio piloto: Mobilização social em Casa Amarela  para ter 100% das principais ruas com ciclovias unidirecionais ou bidirecionais até 2014 (ano da Copa). O evento contou com a participação de representantes de diversos órgãos da Prefeitura do Recife, da Federação Pernambucana de Ciclismo, Federação Pernambucana de Futebol, Câmara Municipal do Recife, Secretaria de Juventude de Pernambuco e diversas organizações do bairro.

Durante a solenidade presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife e bispo referencial da Pastoral da Saúde CNBB Nordeste 2, dom Fernando Saburido, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife  (CTTU) informou que fará mudanças no bairro contemplando o pleito das lideranças da região que integram o projeto. O gerente de educação para o trânsito da CTTU, Francisco Irineu, disse que o binário Estrada do Arraial – Estrada do Encanamento deve sair em breve e que a companhia estuda, a partir da demanda do projeto, a inclusão de ciclofaixas nas mesmas. “É preciso entender que a região possui muitos ambientes que estimulam o uso das bicicletas como o Sítio da Trindade e o futuro Parque da Tamarineira”, destacou.

Para o  coordenador da Pastoral da Saúde Nordeste 2 e do Projeto Comunidade Saudável e Sustentável, Vandson Holanda, a notícia mostra a importância da mobilização das pessoas e de se fazer parcerias para o bem da comunidade. “A CTTU sempre se mostrou interessada no debate que estamos fazendo no bairro sobre ciclovias. Queremos contribuir com a prefeitura para termos até 2014 um exemplo de comunidade saudável e sustentável para todo o Nordeste copiar. E o tema ‘ciclovias’ é apenas o começo. A CTTU está de parabéns por esse anúncio”, enfatizou.

Segundo o presidente da Federação de Ciclismo de Pernambuco, Murilo Falcão, , o projeto piloto Comunidade Saudável e Sustentável é uma parceria entre a Pastoral da Saúde CNBB Nordeste 2 e a organização que preside que tem tudo para o sucesso e ser referência. Já o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Barros, se colocou à disposição para ajudar nos próximos desafios da iniciativa.

Dom Fernando salientou o fato de a cidade ser plana e ter condições de se estimular o uso das bicicletas. “Recife é uma cidade plana e tem todas as possibilidades de se viabilizar essa proposta. A Campanha da Fraternidade sobre saúde pública desse ano nos estimula a ter hábitos de vida saudável”, salientou.

A sede do projeto também funciona como a Secretaria Executiva da Pastoral da Saúde Nordeste 2. No próximo dia 12 de abril às 19h haverá uma ampla plenária no bairro para tratar do assunto: ciclovias.

Secretaria Executiva da Pastoral da Saúde Regional Nordeste 2
Rua da Harmonia, 367 – Casa Amarela – Recife / PE

Fonte: Assessoria de Comunicação
Pastoral da Saúde Nordeste 2