Ao invés das promessas, a certeza de um ano novo melhor. Foi com esse pensamento que mais de 30 mil pessoas foram até a Basílica da Penha, no bairro de São José, centro do Recife, na primeira sexta-feira de 2012. Devotos e devotas de São Félix celebraram a fé, nas seis missas realizadas durante todo o dia. Na última, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, explicou a verdadeira finalidade da bênção de São Félix, “fortalecer o comprometimento dos cristãos na missão a eles confiada, serem luz do mundo”.

Dom Fernando destacou a importância da fé não apenas professada, mas mostrada por meio de atos concretos de amor. O religioso tomou como exemplo o próprio São Félix, que em vida não media esforços para ajudar os mais pobres. “Temos que testemunhar que somos comprometidos com Cristo, através do acolhimento a nossos irmãos sofridos que todos os dias batem a nossa porta”, disse.

O bispo da Diocese de Xai-xai, em Moçambique, dom Lucio Andrice Muandula, participou pela primeira vez da bênção de São Félix, o religioso ficou impressionado com a devoção dos fieis que transformaram o galpão improvisado para as celebrações, em um verdadeiro santuário. “Ver essa multidão celebrando com fé é algo que comove qualquer um. Fiquei muito feliz em poder participar da missa, não conhecia a devoção a São Félix”, declarou dom Muandula. Devoção que em maio vai completar 300 anos.

Campanha

A Basílica da Penha vai entrar na segunda fase da reforma, que já dura quatro anos. Para ajudar os frades capuchinhos com os gastos, está sendo vendida uma rifa de um aparelho de televisão, uma cama box e um carro. O bilhete pode ser comprado ao preço de R$ 10, no galpão onde acontece provisoriamente as celebrações.

Da Assessoria de Comunicação AOR