Desde ontem (terça-feira, 19), moradores e visitantes do Recife podem ter uma visão diferente da cidade: com o projeto “Os Sinos Tocam no Centro”, é possível subir até as torres sineiras de algumas igrejas para admirar a cidade do alto desses monumentos.  O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro e da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. A Arquidiocese de Olinda e Recife foi convidada a participar, na intenção de proporcionar uma experiência memorável aos visitantes e dar maior visibilidade às igrejas, que são patrimônio valioso situado no coração do Recife.

As igrejas que integram este circuito são: a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, Concatedral de São Pedro dos Clérigos, Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares e Igreja da Madre de Deus.

Concatedral de São Pedro dos Clérigos

O presidente da Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades e Confrarias, padre Paulo Dutra, esteve nesta quarta-feira (20) na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, para acompanhar o trabalho dos monitores do Programa Recentro e a formação dos funcionários do templo. A Comissão Arquidiocesana disponibilizou, para o projeto, a abertura das portas de duas igrejas que estão sob sua administração: a Concatedral de São Pedro, no Pátio de São Pedro, e a igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, localizada na Rua Nova, garantindo a visitação das torres dos sinos.

No lançamento do projeto (da esquerda para a direita): Mustafá Dias, Secretário executivo de Turismo do Recife; Eduardo Amâncio, Chefe de divisão de comunicação da Prefeitura do Recife; padre Paulo Dutra, presidente da Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades; Frei Cidmário, reitor da Basílica do Carmo; Ana Paula Vilaça, secretária do Recentro; e Jacques Alberto Ribemboim, superintendente do Iphan Pernambuco.

O projeto estruturou as torres sineiras com guarda-corpos para dar segurança aos visitantes e mesmo quem não acessar as torres vai poder desfrutar de um momento emocionante: todos os dias, às 15 horas, os sinos das igrejas tocarão, simultaneamente, sinalizando sua presença viva na cidade.

Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Na visão do padre Paulo Dutra, a inclusão das igrejas num roteiro de revitalização do centro do Recife foi muito importante, não apenas por atrair turistas, mas por voltar o olhar para a realidade religiosa que marca a paisagem do Recife. “A experiência faz com que as pessoas compreendam também a presença da Igreja no centro da cidade, não só como riqueza histórica e arquitetônica, mas como legado de fé”, comentou o sacerdote.

Confira os endereços das igrejas incluídas no projeto:

Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Avenida Dantas Barreto, 646, Santo Antônio