No dia 4 de outubro é comemorado São Francisco, um dos santos mais queridos do mundo inteiro. Nasceu 1182, em Assis, na Itália, e foi batizado com o nome de João. Seu pai, Pedro de Bernardone, era comerciante e viajava muito à França, e mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios. Mas Francisco cresceu e, aos 25 anos, fez votos de pobreza, vivendo com os pobres e para os pobres. Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos. Morreu em 1226, aos 34 anos de idade. Foi canonizado pelo papa Gregório IX em 1184, apenas dois anos após sua morte. Seu nome está ligado ao amor aos pobres, à simplicidade, à natureza e à proteção dos animais.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, há quatro paróquias dedicadas a São Francisco: em Rio Doce (Olinda), na Vila Torres Galvão (Paulista), em Timbi (Camaragibe) e na UR-7 Várzea (Recife). Há, no entanto, muitas capelas na Arquidiocese dedicadas ao santo. Uma delas é a Capela de São Francisco, na Vila Santa Luzia, que faz parte da Paróquia da Torre.

Além das celebrações eucarísticas celebradas durante as festas do padroeiro, as paróquias e capelas de São Francisco promovem a bênção dos animais, com orações e aspersão de água benta. Até as paróquias que não têm São Francisco como padroeiro realizam a bênção, como a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Madalena, por exemplo.

O Convento de São Francisco, em Olinda, homenageia o padroeiro também com ações sociais, shows e até com passeio ciclístico, dando um olhar jovem a uma das mais antigas construções da cidade histórica. O presépio do convento já está montado! A antecipação da montagem faz parte das comemorações dos 800 anos da ordem religiosa. Foi São Francisco quem montou o primeiro presépio da história, iniciando esta tradição natalina.

O site da Arquidiocese de Olinda e Recife selecionou as programações das festas de algumas paróquias e capelas. Conheça e participe!

Paróquia de São Francisco, Timbi – Camaragibe
Convento de São Francisco – Olinda