Mais uma Semana Santa vem envolver os cristãos com sentimentos de alegria, compaixão e esperança. O período celebra momentos diferentes de Jesus Cristo: desde sua entrada em Jerusalém sobre um burrico (Domingo de Ramos) até a ressurreição (Domingo de Páscoa).

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside as celebrações na igreja catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda – exceto na tarde da quinta-feira. A Rádio Olinda 105,3 FM vai acompanhar o arcebispo em todas as celebrações, transmitindo, ao vivo, os detalhes para os fiéis ouvintes. Os horários das celebrações com o arcebispo já estão definidos.

No Domingo de Ramos (10/04), dom Fernando preside a celebração às 9 horas, na igreja catedral. Na Quinta-Feira Santa (14/04), a Missa do Crisma será celebrada às 9 horas, na catedral, com presença de cerca de 150 sacerdotes. O rito do Lava-Pés será realizado durante celebração na capela do Colégio Damas, na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças, às 16 horas, com a presença da comunidade educativa e de diretores das escolas membros da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) localizadas no território da Arquidiocese. “O local foi escolhido para lembrarmos e vivenciarmos a Campanha da Fraternidade, que provoca reflexão sobre o tema da Educação”, explicou dom Fernando. “Como no lançamento da CF celebramos a eucaristia numa instituição de ensino de gestão pública, achamos por bem ir até uma escola particular, de comunidade religiosa, para partilharmos o compromisso do lema deste ano, ‘Fala com Sabedoria; Ensina com Amor’, entendendo que a educação é caminho para a ética, respeito, solidariedade, para os valores do Evangelho”, concluiu. Na Sexta-Feira da Paixão (15/04), o bispo celebra às 15 horas na catedral. No Sábado de Aleluia (16/04), dom Fernando celebra às 19 horas, ainda na catedral. E no domingo (17/04), após celebrar às 9h, o arcebispo participa de um café partilhado no terraço da catedral.

Conheça o significado de cada dia da Semana Santa, para bem viver este momento na Catedral do Santíssimo Salvador ou em sua comunidade paroquial. A programação das paróquias está sendo divulgada nas redes sociais (ver programação de algumas igrejas no final da matéria).

Domingo de Ramos – Lembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, sobre um burrico. O povo recebeu Jesus agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”. Hoje, o povo de Deus imita os gestos de alegria: antes da missa, faz procissão com os ramos nas mãos em direção à igreja. O bispo ou padre abençoa os ramos no início da celebração.

Quinta-Feira Santa – Lembra a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal (paixão, morte e ressurreição do Senhor). O dia tem duas celebrações distintas: a primeira é a Missa do Crisma (Santos Óleos), conhecida também como a Missa da Unidade. Nela, o clero se reúne com o bispo para abençoar os óleos a serem usados nos sacramentos durante o ano. Os padres recebem um kit com os óleos para levarem para suas paróquias, santuários e basílicas. A segunda celebração lembra a instituição da Eucaristia, deixada por Jesus Cristo ao distribuir seu corpo e sangue (pão e vinho) na Última Ceia. O presidente da celebração lava os pés de doze pessoas, assim como fez Jesus com seus discípulos após o pôr-do-sol da quinta-feira.

Sexta-Feira da Paixão – Jesus foi julgado, condenado e morto. Paixão vem da palavra latina ‘passio’, que significa sofrimento. Na celebração, que se inicia às 15 horas em todas as igrejas (hora em que, segundo a Bíblia, Jesus expirou), há o rito do beijo na Cruz de Cristo. Não há consagração do pão e do vinho – mas sim a distribuição da reserva eucarística (as pessoas comungam as hóstias consagradas no dia anterior). É dia de oração e jejum.

Sábado de Aleluia – É uma vigília pascal: os fiéis, em oração, aguardam a ressurreição de Jesus. Faz-se uma fogueira em frente à igreja para que o bispo ou padre abençoe o fogo que acenderá o Círio Pascal. O Círio é uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Nele são colocados cravos, que lembram os pregos que fixaram Jesus na cruz. No Círio estão as letras gregas Alfa e Ômega, significando que Deus é princípio e fim de tudo. A grande vela, já acesa, entra na igreja escura e os fiéis acendem suas pequenas velas no fogo santo. É Jesus dando sua luz ao mundo. Após algumas leituras, a ressurreição de Jesus é anunciada, as luzes da igreja são, finalmente, acesas, e o presidente da celebração canta o Aleluia (que foi excluído da liturgia das missas durante a Quaresma). É Páscoa!

Domingo de Páscoa – Apesar de ser assim conhecido, este é, na verdade, o Primeiro Domingo da Páscoa, já que a Páscoa teve início no sábado à noite, com a ressurreição. O período pascal dura 50 dias (até o domingo de Pentecostes, que este ano será celebrado em 5 de junho).

Pascom AOR

Transmissão pela Rádio Olinda FM 105,3