Mais de 200 agentes da Pastoral de Comunicação (Pascom) que atuam na Arquidiocese de Olinda e Recife participaram, na manhã deste sábado (9), do Encontro Arquidiocesano da Pascom, no auditório do Centro Pastoral Dom Vital, na Várzea. Os treze vicariatos territoriais estavam representados em bom número. Apesar de distante, o Vicariato Vitória foi quem enviou mais agentes – cerca de 60, distribuídos em dois ônibus. O evento faz parte da formação continuada da pastoral, conforme indica o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (os eixos são Formação, Espiritualidade, Articulação e Produção).

O tema do encontro foi “Principais enriquecimentos do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”, desenvolvido pelo padre Jerffeson Adelino, que é coordenador da Pascom do Regional Nordeste 2 da CNBB. O padre apresentou as atualizações feitas para a última edição do diretório, na qual alguns títulos foram alterados, parágrafos inseridos, tópicos aprofundados. “A comunicação é dinâmica, principalmente nesta era digital e instantânea, por isso é tão importante conhecer e entender as orientações da Igreja no que diz respeito a esta pastoral tão necessária, sem perder o foco de que a grande comunicação é a Palavra de Deus”, comentou o padre Jerffeson.

Para a coordenadora de Pascom do Vicariato Vitória, Rizo Silva, o encontro valeu a pena. “Foi muito bom ver o número de pessoas na obra, na comunicação da santa Igreja. É importante animar os jovens agentes a participar desse momento de formação, é bonito ver neles o interesse em se atualizar e se informar, pra levar todo esse conhecimento para suas paróquias”, comentou Rizo.

Feliz com a adesão dos “pasconeiros” ao encontro, a coordenadora da Comissão Arquidiocesana de Pascom, Ir. Josevânia Alves, pediu aos participantes que anotassem a data do próximo encontro: 11 de maio. “O tema será ‘Inteligência Artificial’ e o facilitador será Frei Darlei Zanon, religioso paulino, que é, atualmente, diretor editorial da Paulus no Brasil”, disse a coordenadora. “Por isso temos que fazer um grande encontro, bem participativo, tão bonito como este foi”, concluiu a religiosa. O local será o mesmo – o centro pastoral da Várzea.

“Inteligência Artificial” foi o tema proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações de 2024. A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação leva o tema para os agentes de Pascom em maio e, com a presença do arcebispo, visita os principais veículos de comunicação da Região Metropolitana do Recife, unindo momento de oração, confraternização e distribuição da mensagem do Papa Francisco.

Pascom AOR