Um dia após a posse como arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa fez questão de iniciar seu pastoreio, ignorando o fato de que, normalmente, as segundas-feiras são destinadas ao descanso do clero. Atendendo ao pedido do vigário episcopal de Jaboatão, monsenhor Rogério Silva, dom Paulo foi até a paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana, para uma celebração que congregou argentinos e brasileiros na devoção mariana: ação de graças pela passagem de peregrinos da Argentina com as imagens de Nossa Senhora de Lujan e Nossa Senhora Aparecida na comunidade.

O arcebispo saudou os argentinos em espanhol – é um estudioso da língua e, em Roma, morou com padres chilenos. Na igreja, falou aos fiéis sobre a participação de Maria no primeiro milagre de Jesus, nas Bodas de Caná: “Uma Maria sensível aos problemas das famílias, que intercede por elas, que busca dar-lhes alegria; uma Maria que catequiza ao dizer ‘Fazei tudo o que ele vos disser’, transformando os corações e fazendo discípulos para seu filho”.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, as imagens peregrinas de Lujan e Aparecida passaram pelos municípios de Pombos, Vitória de Santo Antão, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Seis leigos e três padres fazem o percurso de Aparecida a Lujan. São quatro meses de estrada, perfazendo o caminho da imagem, que saiu originalmente de Recife, lá em 1630, nas mãos do escravo africano Manoel e não quis seguir adiante, parando no lugar onde hoje está o Santuário de Nossa Senhora de Lujan. É portanto, a mesma imagem com dois nomes. A de Lujan ganhou manto mais claro e a representação do escravo, que está em processo de beatificação. A caminhada faz parte das comemorações que vão marcar os 400 anos dessa história.

A missa na Paróquia de Santo Amaro e a peregrinação dos ‘hermanos’ aproximam Brasil e Argentina na devoção a Nossa Senhora. No presbitério, concelebraram o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo, além do padre Rogério Silva, pároco. Os três sacerdotes argentinos peregrinos também celebraram a Eucaristia, ao lado de outros padres do Vicariato Jaboatão. Para o padre argentino Sergio Gomes Tey, Maria traz alegria por onde passa. “Estou feliz com a peregrinação, com a acolhida a Nossa Senhora, muito agradecido”, comentou.

Na missa, o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio, rezou a oração para a graça da beatificação do escravo Manoel.

Pascom AOR

VEJA ALGUNS MOMENTOS DA PEREGRINAÇÃO NA GALERIA DE IMAGENS A SEGUIR: