Tudo pronto na Arquidiocese de Olinda e Recife para o 4º Congresso Missionário Nacional. Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, o evento reunirá no Recife 700 participantes de todo o Brasil. Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), nos dias 7 a 10 de setembro de 2017, o congresso traz a Recife o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha, que é também cardeal arcebispo de Brasília. Participam ainda coordenadores de conselhos missionários, bispos, padres, religiosos, seminaristas e convidados. O objetivo é impulsionar a Igreja no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo.

O Congresso irá acontecer no Colégio das Damas, bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana, e servirá de preparação para o V Congresso Missionário Americano em julho de 2018 em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. No Recife, as paróquias estão prontas para buscar os participantes no aeroporto e na rodoviária, acolher os missionários em casas de família e oferecer café-da-manhã, almoço, jantar e lanches aos 700 participantes do Congresso. “É um trabalho imenso de logística que mexe com as famílias da Arquidiocese, principalmente na questão da hospedagem, mas que traz satisfação para cada um que acolhe o irmão em sua casa, num clima festivo de fraternidade, para o sucesso do Congresso”, afirmou o padre Josenildo Tavares, coordenador das Comissões de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife.

O evento vai girar em torno de quatro palavras inspiradoras, uma para cada dia: “encontrar, contemplar, discernir e propor”. A temática terá três eixos: a Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. Além disso, “Igreja em saída na perspectiva ad gentes” será o eixo transversal. Para debater o conteúdo estão previstas cinco grandes conferências com desdobramento das reflexões em mais 30 oficinas. A programação inclui testemunhos, oficinas, caminhadas e celebrações eucarísticas.

As cinco conferências serão as seguintes: Sinodalidade (ministrada por Dom Sergio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília e presidente da CNBB); Comunhão (ministrada por Lúcia Pedrosa Pádua, doutora em teologia pela PUC-Rio e professora na mesma Universidade); Alegria do Evangelho (ministrada por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB); Testemunho e Profetismo (ministrada por Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho e presidente do Conselho Indigenista Missionário); e Igreja em saída na perspectiva ad gentes (ministrada por Pe. Estêvão Raschietti, missiólogo, missionário Xaveriano).

Semana Missionária – Já na semana anterior ao Congresso, acontece a Semana Missionária, com o objetivo de acender no coração da Arquidiocese de Olinda e Recife o ardor missionário. De 1 a 6 de setembro, nos Vicariatos da Arquidocese, missionários locais e missionários vindos de todas as partes do Brasil evangelizarão porta a porta e participação de atividades sociais na cidade.

Pascom AOR