A Presidência do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) acolheu com alegria e esperança a nomeação de dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa como arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

Em nota divulgada, nesta quarta-feira (14), a entidade também expressou gratidão pelo pastoreio frutuoso do agora arcebispo emérito da Igreja pernambucana, dom Fernando Saburido, que teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco.

“Que possamos acolher, viver e celebrar com júbilo este evento eclesial como um dom de Deus, como um tempo de graça para a Arquidiocese de Olinda de Recife e para o nosso Regional”, diz um trecho do texto.

Foto: Sacerdos Photo

Confira a nota na íntegra:

A CNBB – Regional NE2, através do seu Conselho Episcopal Regional, une-se neste dia a Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, agradecendo a Deus pela sua nomeação como 9º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e 33º bispo a ocupar a Cátedra olindense, desejando-lhe um fecundo ministério, como Pastor desta significativa e histórica porção da Igreja em nosso Regional. Como irmãos, asseguramos-lhe nossa comunhão e fraternidade, ancorados no espírito de colegialidade e cooperação que caracteriza a natureza de nossa Conferência Episcopal.

Igualmente rendemos graças a Deus pela frutuosa missão de Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, como Arcebispo da Igreja Particular de Olinda e Recife e pelos tantos serviços prestados ao nosso Regional NE 2, seja na Presidência ou nas Comissões Regionais de pastoral. Que o Senhor Deus, de quem provém toda a graça, possa recompensá-lo pelo seu amor e dedicação no serviço pastoral e que a sua presença entre nós e a sua experiência de vida continuem a nos inspirar, fortalecendo nossa comunhão e missão, como Pastores, para o bem da Igreja, de quem somos filhos e servos.

Que possamos acolher, viver e celebrar com júbilo este evento eclesial como um dom de Deus, como um tempo de graça para a Arquidiocese de Olinda de Recife e para o nosso Regional, ocasião para reafirmarmos a índole pastoral da Santa Igreja, na qual Cristo vive e age por meio daqueles que ele escolhe como Pastores do seu rebanho.

Em fraterna comunhão.

Recife, 14 de junho de 2023

Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O.Carm.
Bispo de Cajazeiras (PB)
Presidente da CNBB Nordeste 2

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Caicó (RN)
Vice-presidente da CNBB Nordeste 2

Dom José Luiz Ferreira Salles, C.Ss.R.
Bispo de Pesqueira (PE)
Secretário da CNBB Nordeste 2