A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, a partir desta semana, uma série de visitas institucionais. Na manhã desta segunda-feira, a agenda foi no Palácio da Alvorada, em visita ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da qual também participou o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro.

Na agenda na residência oficial do presidente da República, os quatro membros da Presidência da CNBB e o núncio apostólico no Brasil foram recebidos pelo presidente Lula e pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressaltou o caráter institucional da visita e que é uma praxe “sempre quando temos a mudança da Presidência, a eleição da nova coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”. Para ele, as instituições da República, assim como a Igreja, têm um interesse pela “promoção e o cuidado do bem comum”.

“Certamente, através do diálogo franco, transparente, que nós podemos construir pontes. E a construção de pontes permite o avanço”, afirmou. O objetivo desses encontros, então, é “superar muros, construir pontes, promover o diálogo, a fim de que possamos levar a termo aquilo que é a missão que recebemos”, afirmou dom Jaime.

Visita à Presidência da República | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Visita à Presidência da República | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidência CNBB – Presidência da República | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Entre as preocupações levadas à reunião com os chefes do executivo federal, dom Jaime destacou a situação do “esgarçamento do tecido social” no Brasil, o que “requer de todos nós disposição para a cooperação, e porque não dizer promover espaços de reconciliação?”.

Agenda institucional

A Presidência da CNBB deve visitar também os chefes do Legislativo e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em datas que ainda serão definidas.

A Presidência da CNBB

Compõem a Presidência da CNBB: o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers.

Conselho Permanente

Durante esta semana, os bispos da Presidência, os presidentes das Comissões Episcopais e os representantes dos Conselhos Episcopais Regionais participam da primeira reunião do Conselho Permanente da CNBB deste quadriênio, iniciado no último mês de abril e que segue