Este domingo 05/02 foi reservado dentro da programação do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros para o processo de escolha da nova presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), para um mandato de quatro anos. Depois das prévias, realizadas na sexta-feira, hoje acontecem os escrutínios para a escolha do presidente, vice presidente e o secretário da comissão.

As prévias indicaram os nomes preferenciais de toda a assembleia. “Eles escolhem entre os nomes dos presidentes das comissões nos 17 regionais da CNBB”, explica padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOV), da CNBB. Ele lembra que após a escolha feita pela assembleia, ela precisará ser confirmada pelos 17 presidentes dos regionais. “A votação só tem valor deliberativo a partir desta confirmação, já que até aí ela é apenas consultiva”, explica o assessor.

Para o presidente da CMOVC e arcebispo de Palmas-TO, dom Pedro Brito Guimarães, o clima destas eleições é bastante amistoso, mas reveste-se de um diferencial pastoral. “Ela tem uma dimensão de serviço. O eleito para coordenar os presbíteros do Brasil recebe uma missão, sendo, portanto mais um exercício de sua vocação”, explica o bispo.

Assim como na abertura do ENP, dom Pedro lembra que as eleições são uma oportunidade de renovação da comissão dos presbíteros. “Os tempos são outros, os desafios estão surgindo e nós temos que estar sempre abertos às mudanças. Estamos em 2012, e as necessidades de hoje não são as mesmas de 4 anos atrás. Há outras agendas a cumprir”.

O atual presidente da CNP é o padre Francisco dos Santos, que atua na comissão desde o seu início, há 27 anos. “Nossa missão, é ser um ponto de apoio na pastoral presbiteral, incentivando o cuidado com os padres”, conta Francisco. Ele lembra que a CNP não tem autonomia jurídica. “É um organismo da Conferência Episcopal, por isso a presidência eleita neste encontro será depois ratificada pelo Conselho Permanente da CNBB”.

Votação – O primeiro escrutínio, realizado no início da manhã de hoje, não definiu o nome do eleito para a presidência, que só ocorre quando um dos 17 candidatos recebe dois terços dos votos dos participantes. Foram mais votados até agora os padres Anselmo, do regional Sul 1, e Lázaro, do regional Nordeste 3. Neste momento, os padres seguem na votação em segundo escrutínio.

Fonte: CNBB