No próximo domingo, 13 de agosto, às 15h, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), acontecerá a missa com rito de  posse do novo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza. Após 14 anos à frente da arquidiocese, dom Fernando Saburido deixa um legado que marcou a história da igreja local.

Dom Paulo Jackson deve chegar ao ginásio por volta das 15h. A expectativa é que a cerimônia dure três horas. São esperadas aproximadamente 12 mil pessoas,entre os presentes estarão o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da conferência, dom João Justino; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da entidade, dom Ricardo Hoepers. Entre as autoridades políticas confimadas, estarão presentes a governadora de Pernambuco Raquel Lyra, o prefeito da cidade do Recife, João Campos. Foram convidados: presidência da CNBB, todos os 21 bispos do regional NE2, 300 sacerdotes da arquidiocese, 70 diáconos, 100 seminaristas,  centenas de  religiosos e religiosas, além de todo o povo de Deus.

Os portões serão abertos ao meio-dia, às 14horas terá início um momento de louvor e oração com Padre Damião Silva. Logo em seguida dá-se início a missa com rito de posse.

A Cerimônia

Acolhida

Dom Paulo Jackson é recebido no portão principal do Geraldão (Av. Mascarenhas de Moraes) pelo colégio de consultores arquidiocesano, logo após, eles seguem em direção ao interior do ginásio.

Saudação

Dom Paulo Jackson saúda as pessoas presentes durante uma volta na parte interna do Ginásio, logo após, se retira para se paramentar. Em seguida, dá-se início a Missa com rito de posse.

Rito

Leitura das letras apostólicas, e palavra do arcebispo emérito dom Fernando Saburido, em seguida, dom Fernando entrega o báculo do servo de Deus dom Vital a dom Paulo Jackson e o conduz a cátedra, cadeira pontifícia, de onde dom Paulo dará início oficialmente a celebração eucarística.

Discursos Finais

Após a missa, terá início os discursos nesta ordem: Presidente da CNBB,dom Jaime Spengler, um padre representando todo o clero, uma religiosa, uma família e um leigo. Entre as autoridades políticas, farão uso da palavra a governadora do Estado Raquel Lyra e o prefeito de Recife João Campos.

A posse será transmitida pela TV EVANGELIZAR ao vivo. Clique aqui

Dom Paulo Jackson

Nasceu em São José de Espinharas, Paraíba, no dia 17 de abril de 1969. É filho do casal José Nóbrega de Sousa (in memoriam) e Maria Ida da Nóbrega. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992). Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993.

Dom Paulo Jackson é Mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma(1997-2000) e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010); foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (2004-2007); Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo, Belo Horizonte (2011-2012) e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, Belo Horizonte (2012-2015). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte (2012-2015). Ademais, foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos, em Belo Horizonte.

Aos 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Garanhuns. Como bispo, foi membro da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, entre 2015-2019. Em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Em abril de 2023, foi eleito segundo vice-presidente da CNBB e, em junho de 2023, arcebispo de Olinda e Recife.

Lema

Seu lema episcopal é In Verbo tuo (Na tua Palavra). É inspirado em Lc 5,5, a partir do diálogo de Jesus com Pedro depois do episódio da pesca milagrosa.

O lema é uma abreviação da frase de Pedro no episódio cristofânico de sua vocação (Lc 5,5): In Verbo tuo. O bispo exerce o seu ministério cum Petro, e plenamente fundamentado no Cristo, Verbo Encarnado.