Os jovens católicos do estado estão em festa. Neste domingo chegam a Pernambuco a cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que farão peregrinação por todas as dez dioceses (Palmares, Nazaré, Olinda e Recife, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Floresta, Petrolina, Salgueiro e Afogados da Ingazeira), até o dia 1º de fevereiro.

A primeira cidade que receberá a cruz de quase 4 metros de altura e o ícone será Nazaré da Mata, no dia 15. Às 21h, os símbolos chegarão à arquidiocese e serão recebidos pelos jovens da Paróquia de Santo Antônio, em Tiúma, São Lourenço da Mata. Até a 0h, estão previstas caminhadas pelas paróquias de São Lourenço e Camaragibe, e também shows.

Os símbolos estarão no Recife na segunda-feira (16) e haverá programação especial para esse momento, que é o maior evento católico realizado desde a visita do Papa João Paulo II em 1980. O “Bote Fé Recife” será a acolhida oficial dos símbolos. “O objetivo é celebrar, mostrar a expressão cultural de Pernambuco, além de favorecer a reflexão sobre a realidade social da juventude”, explica o presidente da comissão de juventude arquidiocesana, Padre Gimesson Silva.

A programação começará com uma missa às 12h, presidida pelo arcebispo de Olinda e do Recife dom Fernando Saburido no Santuário de Nossa Senhora de Fátima (antigo Colégio Nóbrega), na Boa Vista. Em seguida, haverá caminhada com a cruz e o ícone até a Igreja Madre Deus, no Bairro do Recife, onde padres estarão disponíveis para confissões e aconselhamentos. No percurso serão feitas paradas reflexivas acerca de temas que envolvem a juventude, como educação e violência.

Os shows no Marco Zero começarão a partir das 14h e se estenderão até as 23h30, com vários cantores locais e nacionais, além de grupos de teatro e dança. A estrutura montada no local será semelhante à utilizada no carnaval. A expectativa é de que 100 mil pessoas participem do “Bote Fé Recife”. “O evento não é apenas social, mas um compromisso com a fé”, explica Dom Fernando Saburido. (Érica de Paula // especial para o Diario)

Fonte: Diario de Pernambuco – 13/01/2012